quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Você sabe o que é um twitter?

A primeira vez que ouvi o termo twitter - citado por algum ciberfanático que fala como se palavra significasse "mão" - fui pesquisar para saber o que era.

Sempre admirei pessoas que são antenadas com esses negócios da rede mundial e que se envolvem e desvendam as teias da informática.

Mas acho que, por enquanto, as coisas têm limite. Digo porque, primeiro, em nenhum lugar apontado pelo Santo Google, eu consegui uma explicação satisfatória do que seria twitter.

Você aí, antenado, já deve estar pensado : "Mas que topeira!". É isso mesmo. Mas aí fiquei muito surpreso quando descobri que o twitter na verdade serve para nada. Assim como o blog não serviu durante muito tempo (hoje tem até gente que ganha dinheiro com ele).

Se você está do meu lado e não sabe o que é um twitter, explico o que descobri depois: é uma espécie de página pessoal em que você deve ficar, de preferência, conectado o maior tempo possível e com o maior número de pessoas descrevendo o que está fazendo naquele momento.

É bem confuso, mas em resumo quer dizer: serve para coisa nenhuma. Apesar disso, algum dia alguém vai argumentar (com certa razão) que serve para algo. Assim como foi com o controle remoto e assim como foi com o blog, coisas que (pecado dos pecados! Oh, Santo Agostinho não me deixe sem!) são "essenciais".

Eu, claro, não fiz uma conta no twitter e devo demorar. É que sou sem personalidade cibernética mesmo. Só entro nessas ondas quando estou muito peixe fora d'água. Ninguém é de ferro, caro leitor. Mas por enquanto, se é para escrever baboseira para o mundo ler, ainda prefiro fazer isso no meu blog.

13 comentários:

Ana disse...

Rodrigo recebi um convite do twitter e entrei. Sabe o que aconteceu? Não durou 5 minutos minha conta... Estou virando uma velha chata. Você tem toda razão, acredito que TWITTER não serve para nada.

Beijos.

Maria Cristina disse...

caracas, nem sabia q existia! ganhei o troféu véia!

Anônimo disse...

Twitter - assim como televisão, rádio, TV e blogs - só serve para alguma coisa se a pessoa tiver inteligência o bastante para inventar uma utilidade para ele.

Para mim serve principalmente para divulgar meu blog e para interagir com outros blogueiros e profissionais da área de Comunicação, já conquistei muitos leitores e até parceiros de trabalho por meio dele. Também foi por meio do Twitter que surgiu o #BloGYN que têm proporcionado maior visibilidade dos blogueiros de Goiânia na web e sido berço de novas relações de amizade e profissionais.

Seu texto é bem legal para a gente avacalhar ele lá no Twitter. Dizer "é bem confuso" foi mais uma confissão de algumas pessoas simplesmente não têm inteligência o suficiente para usar o Twitter (e nem são obrigadas a ter, longe de mim insinuar isso).

Paz e bem!

Mymi disse...

Eu escrevo no twitter quando não tenho com quem conversar. Uso ele como um amigo imaginário.

:-)

Anônimo disse...

Acéfalo

Anônimo disse...

Já estão me chamando de cruel no Twitter… =0

Quero deixar bem claro que o Rodrigo me conhece desde 2002 e que entende bem meu tom áspero de comentar e não vai se sentir ofendido como pode parecer. =D

Antes que pensem que estou chamando ele de burro, digo que sou muito fã dele e não abro.

Apesar de termos feito a mesma graduação, ele sim virou Jornalista (com J maiúsculo), portanto a inteligência dele é muito mais sofisticada e focada do que a minha.

O fato de ele não ter inteligência para entender o Twitter não faz dele menos inteligente que ninguém.

Acredito muito nas inteligências múltiplas e cada um tem seu potencial. Eu, por exemplo, e ao contrário do Rodrigo, nunca tive inteligência o bastante para ser repórter (o que todo mundo espera de um jornalista), nem nos testes do Diário da Manhã eu nunca passei. =S

Mas também não me sinto menos inteligente que o Rodrigo por causa disso. =)

Espero que tenham compreendido!

Fernando Quirino disse...

De certa forma tenho que concordar com a Helen. Uma ferramenta é tão boa quanto o usuário da mesma.
O twitter é uma ferramenta, mas apresentar ela para algumas pessoas é como ensinar um macaco a ser franco-atirador, não dá. No meu caso foi bem rápido e simples...
Uso ele como minha maior fonte de informação, especialmente para assuntos relacionados a internet e entretenimento. Fico sabendo das notícias mto mto mto antes do que qualquer portal de notícia. Ele serve quase como um feed, pois as pessoas hoje em dia relacionam ele ao feed, mas colocam no twitter só os MELHORES posts, ou seja, já filtra mta coisa. Sem falar que serve (por último) como mídia social, me aproximando de várias pessoas (blogueiros ou não-blogueiros) que gostam de compartilhar seu dia a dia e encontrar interesses em comum.
Isso para citar algumas utilidades, tem várias outras menos "nobres" hehehe.
Agora falar que é inútil é como dizer pra mim que toda forma de jornalismo é ridícula pq o impresso só serve pra ser banheiro de cachorro... tenha dó hahuahuah

Mas, não desmereço quem não consiga usar. Todos tem suas limitações ^_^
Viva o orkut, né? kkkkkk

(Só pra constá, também sou leitor do tech alien a algum tempo e adoro o blog, mas não puder perder a chance de dar uma opinião diferente)

Rodrigo Alves disse...

Parabéns a todos os super-inteligentes que conseguem usar o twitter e, OHHHHH!, conseguiram de prima. Tenho muita certeza de que vocês fazem a diferença no mundo. Fico feliz de pautar a discussão sobre essa inutilidade.

Unknown disse...

Rodrigo, também sou novato no twitter, comecei a usá-lo quando conheci o #Blogyn [e também não tenho muita "personalidade cibernética"].

Well, mas eu vim aqui hoje, através de 2 ou 3 twitadas sobre o seu blog;
[vendo assim parece até útil, ou não?]

Já que queremos "escrever baboseira para o mundo ler", o mundo precisa primeiro saber que escrevemos algo [além de perdermos um tempão com SEO], e ferramentas like that são indispensáveis [na minha humilde opinião];

agora sim, eu assinei o seu feed.. =D

Anônimo disse...

Aposto que você nunca viu tantos "estranhos" comentando em um único post do seu blog…

Só daí já dá para ter uma idéia de que o Twitter serve para alguma coisa (calma, não estamos obrigando você a usar, longe de nós!)

Se ainda tiver alguma curiosidade em saber qual a utilidade do Twitter (para mim, é claro), clique aqui.

Mas acho que você vai é ficar com raiva depois disso tudo… =)

Manda um abraço para a violonista.

Rodrigo Alves disse...

Não tenho raiva de coisa assim. Como você disse as coisas tem a utilidade que as pessoas dão. Para mim (isso não abro, parafraseando você) e para muita gente, twitter serve pra nada.

Maria Cristina disse...

tô chocada com a discussão! achei de pouca inteligência o rapaz que disse que jornal impresso só serve para banheiro de cachorro! viva o twitter!talvez ele seja a saída para a educação no Brasil! uhu!

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny