quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 13º ao 15º lugar

Feliz Natal a todos!

13º
A Vida Secreta das Palavras ↑

(La Vida Secreta de las Palabras) - Espanha, 2005
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Estúdio/Distrib.: El Deseo e Europa Filmes
Direção: Isabel Coixet
Elenco: Sarah Polley, Tim Robbins, Javier Cámara, Eddie Marsan, Steven Mackintosh, Julie Christie

Sinopse: Hannah (Sarah Polley) tem 30 anos, é introvertida, solitária, misteriosa e trabalha numa indústria têxtil. Ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro, em frente a uma plataforma petrolífera. Um incidente faz com que ela permaneça alguns dias na plataforma cuidando de Josef (Tim Robbins), que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente. Com ele trabalham vários outros homens, cada um com uma personalidade marcante.

Comentário: O fazer quando as palavras não querem sair. Esse drama excepcional faz uma leitura de dois temas muito caros: solidão e cicatrizes da alma. Com muita competência, Isabel Coixet consegue fazer um filme sensível, mas duro. Ela não deixa, porém, de dar uma ponta de otimismo em meio à miséria humana.


14º
Batman – O Cavaleiro das Trevas ↑

(The Dark Knight) - EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 142 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Michael Caine, Heath Ledger, Gary Oldman, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhall

Sinopse: Após dois anos desde o surgimento do Batman (Christian Bale), os criminosos de Gotham City têm muito o que temer. Com a ajuda do tenente James Gordon (Gary Oldman) e do promotor público Harvey Dent (Aaron Eckhart), Batman luta contra o crime organizado. Acuados com o combate, os chefes do crime aceitam a proposta feita pelo Coringa (Heath Ledger) e o contratam para combater o Homem-Morcego.

Comentário: Destruição. Batman, conhece o sentido mais profundo desta palavra. É Coringa, o vilão da série que mais bem se encaixa na antagonia com o herói. Heath Ledger, que dá vida ao personagem, está em seu melhor papel. Da direção de Christopher Nolan, nasce mais um representante do tipo de filme que felizmente ganha espaço na indústria cinematográfica: o cult-pop. Ele tanto prioriza o êxtase visual quanto discute questões existenciais.


15º
Sangue Negro ↑

(There Will Be Blood) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 158 min
Estúdio/Distrib.: Paramount e Miramax
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Daniel Day-Lewis, Kevin J. O'Connor, Ciarán Hinds, Dillon Freasier, Barry Del Sherman, Russell Harvard

Sinopse: Virada do século 20, na fronteira da Califórnia. Daniel Plainview (Daniel Day-Lewis) é um mineiro de prata derrotado, pai solteiro. Ele descobre a existência de uma pequena cidade no oeste onde um mar de petróleo transborda do solo. Decide, então, partir para o local com seu filho, H.W. (Dillon Freasier). A única diversão da cidade é a igreja do carismático pastor Eli Sunday (Paul Dano). A riqueza do local trará também uma série de conflitos.

Comentário: Quando um filme tem Daniel Day-Lewis no elenco raramente será ruim. E este não foge da regra. O ator está simplesmente o máximo. Sangue Negro fica entre os 15 melhores do ano por ter profundidade e belezas cênicas praticamentes indescritíveis nestas poucas linhas. Fique atento a aspectos magistrais do diretor Paul Thomas Anderson como os primeiros minutos do filme que dizem bastante sem um único diálogo.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Nenhum comentário: