terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Clássicos - Parte 1

Hoje e amanhã você acompanha o ranking dos seis filmes clássicos. Hoje, do 4º ao 6º lugar e amanhã, os campeões.


Marcelino Pão e Vinho ☼

(Marcelino Pan y Vino) - Itália/Espanha, 1954
Gênero: Drama
Duração: 91 min
Estúdio/Distrib.: Versátil Home Vídeo
Direção: Ladislao Vajda
Elenco: Pablito Calvo, Rafael Rivelles, Antonio Vico, Juan Calvo, Jose Marco Davo

Sinopse: Marcelino (Pablito Calvo) é um órfão encontrado na porta de um mosteiro e criado por 12 frades. Certo dia, ele oferece, durante sua refeição, um pedaço de pão e um pouco de vinho a uma imagem de madeira de Jesus, que aceita a oferta e passa a conversar com o menino. É o início de uma grande amizade.

Comentário: Baseado no clássico livro infantil, o filme tem a graça de ser despretencioso. A metáfora a que a história original se propõe é mantida. As soluções cênicas são criativas para as condições de produção e o roteiro, embora ingênuo, é agradável.



Juventude Transviada ↑

(Rebel Without a Cause) - EUA, 1955
Gênero: Drama
Duração: 111 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Nicholas Ray
Elenco: James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Ann Doran

Sinopse: Jim Stark (James Dean) é um encrenqueiro que acabou de chegar a Los Angeles. Preso por embriaguez, conhece Judy (Natalie Wood), revoltada com o pai. Lá está também John Crawford (Sal Mineo), conhecido como Platão, que atirou em cães. Ao tentar ser amigo de Judy, Jim se desentende com Buzz (Corey Allen), o namorado dela e líder de gangue. A rivalidade entre os dois vai gerar trágicas conseqüências.

Comentário: Típico clássico da “Sessão da Tarde” que tem o trunfo de ter eternizado James Dean e marcado um geração. Não tem, porém, nada que o destaque cinematograficamente no grupo de filmes sua época.



O Mercador de Ilusões ↔

(The Hucksters) - EUA, 1947
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Estúdio/Distrib.: Classic Line
Direção: Jack Conway
Elenco: Clark Gable, Deborah Kerr, Sydney Greenstreet, Adolphe Menjou, Ava Gardner

Sinopse: Victor Norman (Clark Gable) acabou de sair do serviço militar e procura trabalho. Ele quer convencer as pessoas a lhe darem um bom salário. A primeira coisa a fazer é conseguir que uma viúva de guerra, Kay Dorrance (Deborah Kerr), endosse um cliente da Agência de Publicidade Kimberly. Ele consegue o endosso, deixando o cliente, Sr. Evans (Sidney Greentreet), temporariamente feliz. Mas de repente se vê atraído pela bela viúva, mais do que pela atraente Ogilvie (Ava Gardner).

Comentário: Um filme que merece ser visto mais pela sua importância histórica. Embora seja uma pérola dos primórdios do cinema comercial, não tem a mesma genialidade de filmes quase contemporâneos como Cidadão Kane (1941).

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

eu capotei assistindo O Mercador de Ilusões....rs.