quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Clássicos - Parte 2

Os vencedores:


O Sétimo Selo ☼

(Det Sjunde Inseglet) - Suécia, 1956
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Estúdio/Distrib.: Janus Films
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Max Von Sydow, Gunnar Björnstrand, Bengt Ekerot, Nils Poppe, Bibi Andersson, Inga Gill

Sinopse: Após dez anos, um cavaleiro (Max Von Sydow) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela peste. Sua fé em Deus é abalada e enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte (Bengt Ekerot) surge para levá-lo. Para ganhar tempo, convida-a para uma partida de xadrez que decidirá se parte com ela.

Comentário: Um dos melhores filmes de todos os tempos. Ingmar Bergman aplica toda sua genialidade ao criar metáforas visuais riquíssimas como o xadrez jogado entre o cavaleiro e a morte, em troca da vida do primeiro. Ele analisa a miséria humana e o questionamento da fé, mas não pesa a mão no pessimismo. Usa muito bem elementos do teatro no cinema. A narrativa é lenta, o que não deixa de ter charme. Obra obrigatória.



Quem Tem Medo de Virginia Woolf? ☼

(Who's Afraid of Virginia Woolf?) - EUA, 1966
Gênero: Drama
Duração: 129 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Mike Nichols
Elenco: Elizabeth Taylor, Richard Burton, George Segal e Sandy Dennis

Sinopse: George (Richard Burton), um professor universitário, e Martha (Elizabeth Taylor), sua mulher, filha do reitor, recebem no final da noite Nick (George Segal), jovem professor, e Honey (Sandy Dennis), sua mulher. À medida que a noite avança, as confissões se tornam ácidas e a verdade, algo deprimente.

Comentário: Quatro atuações perfeitas, com destaque para Elizabeth Taylor. Primoroso roteiro. A angústia e a confusão crescente da trama vai deixando o espectador tão ébrio quanto os próprios personagens. Desejos reprimidos vêm à tona para o desfecho inesperado. Excelente.



Taxi Driver - Motorista de Táxi ☼

(Taxi Driver) - EUA, 1976
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Estúdio/Distrib.: Columbia Pictures
Direção: Martin Scorsese
Elenco: Robert De Niro, Jodie Foster, Albert Brooks, Harvey Keitel, Leonard Harris, Martin Scorsese

Sinopse: Em Nova York, um homem de 26 anos (Robert De Niro) é um solitário motorista de táxi que vagueia à noite e vê crescendo sua revolta pela miséria, vício, violência e prostituição. Ele flerta com uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um senador, e tem momentos de altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) a deixar seu cafetão. Ele compra armas e articula um atentado contra o senador.

Comentário: Obra-prima de Scorsese, esta sim que deveria ter lhe dado seu único Oscar adiado para Os Infiltrados (2006). É seu melhor filme. O grande mérito é ter introduzido novos elementos na narrativa cinematográfica e fincado alicerces novos no jeito de fazer filmes do gênero. Destaque para a atuação magistral de Robert De Niro.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Nenhum comentário: