quinta-feira, 18 de junho de 2009

Para que serve um Twitter - Parte 2

Há algum tempo escrevi um post perguntando para que serve ter um Twitter. Faz alguns meses e na época eu cheguei a conclusão de que o Twitter servia para nada, pelo menos para a maioria das pessoas. O fato rendeu críticas, inclusive de muita gente que usa o Twitter para nada.

Esta semana comprovei uma observação que aos poucos foi mudando o meu olhar sobre muitos usuários do modismo. Enfim, agora posso afirmar que para muita gente o Twitter passou a servir para algo que valha a pena, como previ que aconteceria.

Os dois motivos que me levaram a essa conclusão envolvem o uso do Twitter como ferramenta do jornalismo. Aliás, essa é a melhor utilidade para o site, que esta se mostrando zilhares de vezes mais importante que o Orkut e tem ganhado igual ou maior importância que os blogs como maneira eficiente de comunicação.

O primeiro motivo é internacional. Cerceada pela censura no Irã, a imprensa local não consegue noticiar as manifestações populares contra os desmandos do presidente Mahmoud Ahmadinejad, oficialmente vencedor das eleições. Lá a internet e o Twitter tornaram-se armas da comunicação livre e possibilitaram a divulgação dessas informações.

O segundo motivo me foi apresentado ontem. Impossibilitado de acompanhar pela TV, que não tem tempo, e sites, que não tem como manter atualização passo a passo, acompanhei a famigerada derrubada da obrigatoriedade do diploma de jornalismo pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo Twitter. Uma empresa de comunicação manteve um repórter no STF durante toda a votação e ele ia atualizando os leitores a cada acontecimento.

Que estes exemplos fiquem para quem ainda não aprendeu a usar a ferramenta, senão para contar que está pintando a unha ou simplesmente assistindo TV.

2 comentários:

Deire Assis disse...

a questão é sempre essa: a banalização das ferramentas... outro dia fiz essa pergunta a dois "twiteiros" lá na redação: "pra que serve??".

obrigada pelo top 5. mesmo!!!

vc viu um email que te mandei pedindo orientações na configuração do blog? será que mandei pro email errado? qual é o seu?

abç!!!

Marco A. Vigario disse...

Rodrigo, por coincidência, acabei de fazer uma experiência de uso do Twitter como ferramenta adicional de cobertura do Fica. Apesar de ainda estar me familiarizando com formato, me convenci de que, para o jornalismo, ele realmente pode ser uma boa pedida. Abraço!