segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Fique de olho no que você consome por aí

O aviso está claro: preste bastante atenção no que você anda (re)consumindo por aí. Explico o porquê.

A polêmica foi instalada depois que a cantora Kelly Clarkson (a loira) deu estrevista à CBC do Canadá dizendo que desconfia que foi passada para trás, queimando feio o filme de um parceiro de indústria cultural.

Sabe a música da Beyoncé (a negra), Halo, a que grudou quando você assistiu a novela das oito? Pois é, ela foi produzida pelo mesmo cara – Ryan Tedder, produtor e também vocalista do grupo One Republic – que fez o carro chefe do novo CD de Kelly, Already Gone. O esperto também escreveu a chatíssima Bleeding Love, da Leona Lewis, que por sua vez só não gravou Halo por questão de agenda (o agente dela, o mesmo da Susan Boyle, ficou irado).

Para quem não lembra, Kelly venceu o American Idol e estorou com canções como Breakaway e Because of You. Quando ela estava escrevendo Already Gone na base dada por Tedder, a música da Beyoncé estava sendo lançada. Quando o CD estava para sair, ela se deu conta da semelhança e ficou com medo de ser acusada de plágio, mas a gravadora não quis segurar a música.

"Ninguém pensará 'ele deu a mesma música para as duas'. Pensarão que roubei", disse Kelly. Tedder achou as acusações absurdas, garantiu que as canções têm letras, conceitos e melodias diferentes e puxou saco da loira. "Nunca enganaria artistas fazendo com que gravassem músicas iguais. Quando ouvirem Already Gone, vão ouvir o mesmo que eu – uma das melhores vozes femininas dando vida à canção que ajudou a escrever." Beyoncé ainda não se pronunciou.

Para mim, toda essa história confirma o que está na cara. Nossos ouvidos e olhares domesticados estão sempre consumindo a mesmíssima coisa, com pequenas variações. Ouça e tire sua conclusão. Preste muita atenção nas introduções das duas músicas.


Halo - Composição: Beyoncé Knowles/ Ryan Tedder/ Bogart E. Kidd





Already Gone - Composição: Kelly Clarkson / Ryan Tedder

Nenhum comentário: