segunda-feira, 8 de março de 2010

Vencedores do Oscar 2010

Uma ótima surpresa! As tias velhas de Hollywood sucumbiram ao lobby de um produtor pró-Guerra a Terror (foto) e esnobaram Avatar, uma baboseira tecnológica. Dando mais estatuetas ao filme de Kathryn Bigelow, incluindo as principais - melhor diretora, melhor filme e melhor roteiro original - a academia da indústria redimiu a injustiça que cometeu no passado quando deram o prêmio de melhor filme para o sem graça Quem Quer Ser Um Milionário deixando O Curioso Caso de Benjamim Button sem o devido reconhecimento.

Entre os atores nada de surpresa. E ainda bem. Tirando o trabalho de Sandra Bullock, que ainda preciso ver para crer, todos os outros atores merecem cada graminha do ouro folheado na estatueta. Dentre minhas aposta em 24 categorias apresentandas na noite de ontem, acertei 10, todos nas principais categorias, uma margem de 42% de acerto. Eis os vencedores, com um * nas categorias que acertei (clique aqui para ver todos os indicados):

Melhor Filme
Guerra Ao Terror

Melhor Diretor
Kathryn Bigelow* - Guerra ao Terror

Melhor Ator
Jeff Bridges* - Coração Louco

Ator Coadjuvante
Christoph Waltz* - Bastardos Inglórios

Melhor Atriz
Sandra Bullock* - Um Sonho Possível

Melhor Atriz Coadjuvante
Mo'Nique* - Preciosa - Uma História de Esperança

Melhor Roteiro Adaptado
Preciosa - Uma História de Esperança*

Melhor Roteiro Original
Guerra ao Terror*

Melhor Animação Longa-Metragem
Up – Altas Aventuras*

Melhor Animação Curta-Metragem
Logorama

Melhor Filme Estrangeiro
O Segredo de Seus Olhos

Melhor Documentário Longa-Metragem
The Cove

Melhor Documentário Curta-Metragem
Music by Prudence

Melhor Curta-Metragem
The New Tenants

Melhor Direção de Arte
Avatar

Melhor Fotografia
Avatar

Melhor Figurino
The Young Victoria

Melhor Montagem
Guerra ao Terror

Melhor Trilha Sonora Original
Up – Altas Aventuras

Melhor Canção Original
"The Weary Kind" – Coração Louco

Melhor Edição de Som
Guerra ao Terror

Melhor Mixagem de Som
Guerra ao Terror

Melhores Efeitos Especiais
Avatar*

Melhor Maquiagem
Star Trek*

9 comentários:

Eduardo Sartorato disse...

Fala filho!! Eu não acha Avatar uma baboseira tecnologica. Para mim é algo impressionante, com um visual jamais antes visto na telona. Pena que se resume a isto. A história é fraquinha e totalmente previsível. Apostei em Guerra ao Terror (mesmo sem ver) porque não é o estilo da Academia dar Oscar de melhor filme a história tão manjada como esta. Mesmo considerando os lobbys e a força da grana que Avatar está ganhando. Fui ingênuo ao acreditar que a Academia daria o prêmio de diretor para um e filme para outro. Pouquíssimas vezes isto ocorreu, e minha memória acabou falhando. Concordo com a injustiça do ano passado, já que Slum Dog Millionarie também não é lá estas coisas. É uma Gomorra BEM piorado. Gostei de terem valorizado o Up, mas estava torcendo muito por A Matter of Loaf and Death, em curta de animação. É um filme MUITO legal. Enfim, gostei da festa, mesmo tendo que dormir às 5 e meia da manhã, rsrs!! abraços!! Ah, acertei 9 prêmios, um a menos!! :P

Erika disse...

Embora eu não tenha assistido Guerra ao Terror, gostei de Avatar ter perdido para ele. No mínimo eu já achava que deveria perder para Bastardos Inglórios. Agora, eu achei que o Bastardos merecia muito mais da academia. Mas fiquei feliz que ao menos o ator coadjuvante (que pra mim era o principal) ganhou. Esperava tb que A Fita Branca ganhasse. Se o filme que ganhou for melhor que esse...minha nossa! Deve ser demais...rs. E olha, foi ótimo ter assistido com vc. Dessa vez eu nem dormi, vc reparou? Um Oscar para mim..hehee.

Rodrigo Alves disse...

Eduardo, por isso acho uma baboseira tecnológica: dá um show de imagens e conta uma historinha dessas. Oscar para um diretor e melhor filme para outro realmente é raro, mas acontece. E neste ano poderia ter sido uma maneira política de arranjar as coisas.

Hebert Regis disse...

Fala Rodrigones!! Não posso comentar muito sobre o oscar deste ano. Não vi praticamente nada. Mas não acredito em reparação, até porque Slumdog é muito superior ao Curioso Caso de Benjamim Button. É como comparar Cidade de Deus e Xuxa e os Duendes (não fica bravo viu!!!). E também o Oscar vem premiando bons filmes como Onde os Fracos não tem vez, Infiltrados e Menina de Ouro. abração!!!

Eduardo Sartorato disse...

Vixeeeeee!! Tapa na kra, Rodr!! Eu não deixava..... kkkkk!! Mas vou te ajudar..... Baiano, Cidade de Deus deixa Slumdog no chinelo!! rsrsrsrs!! Também não gostei de Infiltrados, só ganhou porque aquele ano não teve uma safra boa de filmes!! Agora, Menina de Ouro, este sim filmãoooo!! abraços!!

Erika Lettry disse...

(chocada com a comparação do Hebert...rs)

Rodrigo Alves disse...

Gosto e c... cada um tem um. E o seu é péssimo, baiano... rs

Hebert Regis disse...

Foi um comentário leviano! Nunca assisti Xuxa e aos Duendes. RS!! Mas ainda acho Slumdog melhor que Benjamin Button. E o meu gosto é do povão rapaz. abraço!!

Rodrigo Alves disse...

Marquemos um duelo, nobre cavalheiro... rs