terça-feira, 31 de agosto de 2010

Como dar entrevistas - Para famosos e sub-famosos

Essa é para você, caro artista, pessoa pública, celebridade e sub-celebridade, que acha que sabe tudo sobre dar entrevista. Em alguns anos de jornalismo, percebi que a maioria de vocês já se acha muito esperta na hora de responder perguntas de profissionais da imprensa, mas na verdade faz tudo errado. Por isso, faço a gentileza de dar dez valiosas dicas sobre como se portar diante de um jornalista profissional:

1 - Você não é tão importante quanto imagina
Quando for solicitado para uma entrevista, diga logo se vai ou não concedê-la. Não amasse barro, não enrole, não crie expectativas e muito menos mande a assessoria enrolar. Mas não se esqueça: outra pessoa, outra notícia vai preencher um espaço que poderia ser seu.

2 - Seja humilde
Mesmo sendo a Madonna, se você for antipático, de alguma forma vai receber o troco. Vai ganhar uma linha irônica, não vai receber tratamento de foto ou imagem (ou a imagem escolhida não vai lhe beneficiar tanto...) ou, o que é pior, corre o risco de ser retratado no texto da maneira como demonstrou ser: uma pessoa desprezível.

3 - Não mande o jornalista fazer o dever de casa
Se o jornalista for profissional, ele já terá feito isso. Agora, se ele está lhe perguntando algo que já lhe foi perguntado milhares de vezes é porque prefere checar a informação com você do que confiar na duvidosa Wikipedia. Ou você quer que escrevam que você tem 45 anos quando tem 38 anos?

4 - Não atenda o jornalista com má vontade
O risco de ser levado por uma entrevista que não lhe favorece é muito maior. Não esqueça que se você for uma pessoa já conhecida poderá decepcionar o jornalista e assim criar nele, um mediador considerável entre você e o público, uma antipatia difícil de desfazer depois.

5 - Aceite sua idade, baby
Se você é da velha guarda, entenda que perguntas comparando gerações sempre virão. Você pode respondê-las com naturalidade e até com uma certa soberba jocosa para se sair bem. Se não quer responder, saia pela tangente. Geralmente quando o jornalista faz uma pergunta do tipo, está esperando uma lição sábia de quem fez algo melhor no passado.

6 - Entenda que você precisa de mídia e mediadores
Sem eles você não é ninguém. Não vá achando que porque agora tem uma conta no Facebook, no Twitter ou um blog e lida diretamente com o público, está abafando. Diante da credibilidade de um jornalista, se mal retratado, você pode perder muitos pontos com seu público...

7 - Não minta
As fontes, as possibilidades de checagem sobre o que você falou são cada vez maiores. Vivemos a sociedade da informação. A internet é fonte inesgotável de checagem e, do outro lado, pode ser um veículo de rápida e destrutiva propagação da sua mentira. O estrago pode ser maior do que pensa.

8 - Não faça tanta graça
Você não tão engraçado quanto pensa que é. Nem se for o Woody Allen. Dependendo da situação, seu humorzinho sórdido pode gerar mal entendidos. Brinque quando puder e fale muito sério quando for solicitado.

9 - Entrevista por e-mail não existe
Não vá achando que dar entrevista por e-mail é mais prático. Primeiro porque se não há interação, não há entrevista. Neste caso há somente um questionário e jornalista não gosta de se portar como um recenseador. Depois, porque achar que você está se resguardando de ter sua fala deturpada é ilusão. Por escrito, as coisas tomam outra proporção e a chance ter sua fala mal usada, fora do contexto, é maior. Se achou prejudicado depois de fazer tudo certo? É para isso que existem processos por calúnia, difamação e adjacentes.

10 - Não seja irônico ou queira humilhar o jornalista
Se o jornalista for foca (iniciante), ele pode até não perceber ou simplesmente relevar (embora um dia a ficha possa cair e você se dar mal). Depois não vá se perguntar o que fez para cair nas garras da imprensa marrom... Além disso, não esqueça: sua carreira não é eterna. Hoje pode estar por cima e amanhã, por baixo. Com certeza receberá o troco.

5 comentários:

Deire Assis disse...

Aha! Você voltou! E voltou meeeesmo!!! Eles deviam ouvir você...

Erika Lettry disse...

Nossa, eu acho que todos os artistas do mundo deveriam ler este post. Ele é simplesmente necessário!...rs.

Sassine disse...

hahahaha

isso aqui tá muito bom, rodrigo!

um abraço.

Lian Tai disse...

Eeeeehhh!!! Adorei!

muaway disse...

kkk é mt bom... to lendo para trabalho de colegio !!!