segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Uma vitória sobre a Vivo, ops! sobre as operadoras de celular

"Ah, Ah, Ah, mas eu tô rindo à toa". A melhor notícia do dia: a entrada em vigor da portabilidade numérica nos celulares. Há anos venho brigando com minha operadora de celular para fazer uma coisa simples, que sempre julguei ter direito: manter o mesmo número, mudando entre pós-pago e pré-pago, ou vice-e-versa. Já tive brigas homéricas com atendentes por conta disso.

Agora o meu desejo virou uma ordem. Da Anatel. E de forma mais abrangente. Explico: a possibilidade de trocar de operadora de telefone e manter o número começa a partir de hoje para os DDDs 62, em Goiás, 27, no Espírito Santo, 37, em Minas Gerais, 43, no Paraná, 67, no Mato Grosso do Sul e 86, no Piauí. A opção inclui também a mudança entre pós e pré, dentro da mesma operadora.

A portabilidade estará disponível também para para os moradores de Avaré, Bauru, Lins e Marília (DDD 14) e Barretos, Catanduva, Santa Rita D'Oeste, São José do Rio Preto (DDD 17), em São Paulo. Para o restante do país, o serviço será implementado até fevereiro de 2009.

Como mudar - A primeira etapa inclui 16 milhões de clientes. A mudança terá custo de R$ 4. Para ter acesso à portabilidade, o consumidor não precisará nem sequer falar com a sua operadora atual (ah, ah, ah, mas eu tô rindo à toa). Ele deverá procurar a nova operadora, para a qual quer migrar, e apresentar o pedido, além de documentos pessoais. A regra vale mesmo para consumidores que têm contrato de fidelidade (é preciso pagar a multa prevista, no entanto).

Será possível fazer o mesmo com a telefonia fixa, dentro de uma área para ligações locais. Mas não será possível transferir o número fixo para o móvel. No futuro, a expectativa é de que se possa fazer a portabilidade completa, entre todos os Estados e tipos de telefone.

2 comentários:

Tiago Bênia disse...

Tá que R$ 4 não é caro, mas é uma avareza lazarenta da operadora para ganhar mais $$$ em cima de algo simples e que é um direito do usuário.

Deire Assis disse...

eu tb. tô rindo à toa. é difícil ver vitória assim, do consumidor...