terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 19º ao 21º lugar

19º
O Sonho de Cassandra ↑

(Cassandra's Dream) - EUA / Inglaterra / França, 2007
Gênero: Drama
Duração: 108 min
Estúdio/Distrib.: Iberville e Imagem Filmes
Direção: Woody Allen
Elenco: Ewan McGregor, Colin Farrell, John Benfield, Clare Higgins, Ashley Madekwe, Andrew Howard

Sinopse: Ian (Ewan McGregor) e Terry (Colin Farrell) são irmãos que decidem comprar o barco Cassandra's Dream, apesar dos problemas financeiros. Terry trabalha em uma oficina, mas é viciado em jogo. Ian trabalha no restaurante do pai (John Benfield), mas sonha em alçar vôos mais altos. A família é auxiliada financeiramente pelo tio Howard (Tom Wilkinson). Um dia Howard aparece para uma visita, o que anima Ian e Terry. Eles pretendem pedir dinheiro ao tio. Howard aceita ajudá-los, mas exige algo que vai mudar para sempre a vida deles.

Comentário: Woody Allen volta a ser um Woody Allen mais dramático neste filme. A comédia dá um tempo e entra em cena um drama nervoso, mas saboroso. Sem a pontinha habitual, em que normalmente também aparece na telona, o diretor, porém, mostra mais uma vez que está afiado e que sabe tirar boas atuações de seus atores. É um filme imperdível.


20º
Última Parada 174 ↑

Brasil / França, 2008
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Estúdio/Distrib.: Globo Filmes e Paramount
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Michel Gomes, Marcello Melo Jr., Gabriela Luiz, Cris Vianna, Anna Cotrim, Tay Lopes

Sinopse: Rio de Janeiro, 1983. Marisa (Cris Vianna), viciada em drogas, assiste impotente seu filho Alessandro (Marcello Melo Jr.) ser retirado de suas mãos pelo chefe do tráfico local. Dez anos depois Sandro (Michel Gomes), vê sua mãe ser morta por dois ladrões. Apesar de ficar sob os cuidados da tia, ele foge e passa a conviver com garotos que dormem na igreja da Candelária. Sandro sonha em ser compositor de rap e espera a ajuda de Walquíria (Anna Cotrim). Mas testemunha a trágica chacina da Candelária. Este evento aproxima Sandro e Alessandro, que passam a ter um forte convívio.

Comentário: Bruno Barreto faz um bom filme, embora não tenha investido todo seu potencial cinematográfico na obra. Esta poderia muito bem ser uma de suas obras-primas, mas deixa a desejar. O fato, porém, não desmerece a excelente qualidade do trabalho. É um filme brasileiro que realmente merece ser visto. Para quem não se lembra, vai concorrer a uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.


21º
Desejo e Reparação ↑

(Atonement) - Reino Unido, 2007
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Estúdio/Distrib.: Working Title e Focus Features
Direção: Joe Wright
Elenco: Keira Knightley, James McAvoy, Romola Garai, Saoirse Ronan, Vanessa Redgrave, Brenda Blethyn

Sinopse: Em 1935, na Inglaterra, Briony Talles (Romola Garai) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner (James McAvoy), filho do caseiro e amante da irmã mais velha Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas.

Comentário: Excelente adaptação da obra de Ian McEwan. Um romance instigante, baseado em uma narrativa excepcional. Keira Knightley e James McAvoy estão nos melhores papéis de suas carreiras. A direção também está impecável.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Nenhum comentário: