segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 43º ao 45º lugar

43º
A Outra ↔

(The Other Boleyn Girl) - EUA / Ingleterra, 2008
Gênero: Drama
Duração: 115 min
Estúdio/Distrib.: BBC Films e Columbia
Direção: Justin Chadwick
Elenco: Scarlett Johansson, Natalie Portman, Eric Bana, Jim Sturgess, Mark Rylance, Kristin Scott Thomas, Ana Torrent

Sinopse: Ana (Natalie Portman) e Maria (Scarlett Johansson) são irmãs convencidas pelo pai e tio ambiciosos a aumentar o status da família tentando conquistar Henrique Tudor (Eric Bana), rei da Inglaterra. Elas são levadas à corte e Maria conquista o rei, dando-lhe um filho ilegítimo. Isto não faz com que Ana desista, buscando de todas as formas passar para trás sua irmã e a rainha Catarina de Aragão (Ana Torrent).

Comentário: Uma outra simplória readequação da história dos Tudor para a telona. Tanto Scarlet Johansson quanto Nartalie Portman estão sem sal, enquanto Eric Bana faz cara de banana. Já que era para deixar com um jeito mais atual, a história suja da realeza inglesa poderia ser um pouco mais picante e menos boba.


44º
Meu Nom
e Não é Johnny ↔
Brasil, 2008
Gênero: Drama
Duração: 126 min
Estúdio/Distrib.: Globo Filmes, Downtown e Sony
Direção: Mauro Lima
Elenco: Selton Mello, Cléo Pires, Júlia Lemmertz, Rafaela Mandelli, Eva Todor, André di Biasi

Sinopse: João Guilherme Estrella (Selton Mello) nasceu em uma família de classe média do Rio de Janeiro. Filho de um diretor de banco, cresceu no Jardim Botânico e frequentou os melhores colégios. Carismático e popular, viveu intensamente os anos 80 e 90. Neste período ele conhece o universo das drogas. Logo tornou-se o maior vendedor de drogas do Rio, preso em 1995. A partir de então passa a enfrentar o sistema carcerário brasileiro.

Comentário: O filme é uma mistura de thriller americano e policial brazuca. A história é muito boa e Selton Melo merece aplausos. Falta, porém, algo a mais, talvez uma motagem que ousasse ainda mais fora da linearidade da narrativa.


45º
Um Beijo Roubado ↔

(My Blueberry Nights ) - Hong Kong / China / França, 2007
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Estúdio/Distrib.: MGM e Europa Filmes
Direção: Wong Kar-Wai
Elenco: Jude Law, Norah Jones, Natalie Portman, Frankie Faison, David Strathairn, Rachel Weisz

Sinopse: Jeremy (Jude Law) administra um pequeno café em Nova York. Irritada, Elizabeth (Norah Jones) descobre que seu namorado comeu lá com outra mulher. Ela rompe o namoro e deixa suas chaves com Jeremy, caso o ex queira de volta. Ela retorna ao café e os dois começam se sentem atraídos. Mas depois ela sai da cidade e viaja para Memphis, onde tem dois empregos para comprar um carro. Lá, conhece o policial Arnie Copeland (David Strathairn), alcoólatra deixado pela esposa Sue Lynne (Rachel Weisz). Depois, conhece Leslie (Natalie Portman), que adora jogar pôquer.

Comentário: Wong Kar-Wai, diretor de bons filmes como Amor À Flor da Pele, decepciona, talvez pela ânsia de parecer poético demais nas imagens. A fita é um delírio criacionista que erra a mão nas tintas, embora isso não se refira à bela fotografia. O filme tem, na verdade, três histórias mal costuradas e isso prejudica muito. Como atriz, Norah Jones é uma excelente cantora.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Nenhum comentário: