sábado, 13 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 49º ao 51º lugar

49º
O Caçador de Pipas ↔

(The Kite Runner) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Estúdio/Distrib.: Dreamworks Films e Paramount
Direção: Marc Forster
Elenco: Khalid Abdalla, Atossa Leoni, Shaun Toub, Sayed Jafar Masihullah Gharibzada, Zekeria Ebrahimi, Ahmad Khan Mahmidzada

Sinopse: Kabul. Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a vitória neste dia um ato de traição marcará para sempre a vida de ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para tentar consertar os fatos do passado.

Comentário: O filme, como o livro, é bonitinho, mas fraco. A adaptação está fiel, mas isso não é garantia de que consegue superar os melhores do gênero drama. As locações do filme valem o ingresso e complementam a leitura do livro para quem não conhece o Afeganistão.


50º
Cazuza - O Tempo Não Pára ↔

Brasil, 2004
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Estúdio/Distrib.: Globo Filmes e Comlumbia
Direção: Sandra Werneck e Walter Carvalho
Elenco: Daniel de Oliveira, Marieta Severo, Reginaldo Faria, Andréa Beltrão, Leandra Leal, Emílio de Mello

Sinopse: A vida louca e breve marcou o percurso profissional e pessoal de Cazuza, do início da carreira, em 1981, até a morte em 1990, aos 32 anos. Sua trajetória passa pelo sucesso com o Barão Vermelho, a carreira solo, as músicas que falavam dos anseios de uma geração, o comportamento transgressor e a coragem de continuar a carreira, criando e se apresentando, mesmo debilitado pela Aids.

Comentário: Um filme interessante, uma história interessante, mas com roteiro fraco. O grande trunfo é a atuação de Daniel de Oliveira, que mostra ter feito boa preparação para o papel.


51º
Sweeney Todd - O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet ↓

(Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street) - EUA / Inglaterra, 2007
Gênero: Musical
Duração: 116 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Tim Burton
Elenco: Johnny Depp, Helena Bonham Carter, Alan Rickman, Timothy Spall, Sacha Baron Cohen, Jamie Campbell Bower

Sinopse: Benjamin Barker (Johnny Depp) passou 15 anos preso e afastado de Londres, após ser obrigado a deixar esposa e filha. Ele retorna ávido por vingança, usando a alcunha de Sweeney Todd. Decide ir à antiga barbearia, transformada em lojo para vender tortas feitas pela Sra. Lovett (Helena Bonham Carter). Com o apoio dela, volta a trabalhar como barbeiro, na sala acima. O objetivo é se vingar do juiz Turpin (Alan Rickman), que o enviou para a Austrália sob falsas acusações.

Comentário: O filme começa bem, mas degringola com o desenrolar. Tim Burton parece ter decidido ser fiel à peça da Brodway e se perde. Talvez um erro. As canções são cansativas a partir de certo ponto e as cenas exageradas ultrapassam a linha da criatividade para cair no mal gosto. É uma decepção, se tratando de Tim Burton.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Nenhum comentário: