sábado, 27 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 7º ao 9º lugar


Gomorra ☼

(Idem) - Itália, 2008
Gênero: Drama / Policial
Duração: 135 min
Estúdio/Distrib.: Fandango e Rai Cinema
Direção: Matteo Garrone
Elenco: Salvatore Abruzzese, Simone Sacchettino, Salvatore Ruocco, Vincenzo Fabricino, Vincenzo Altamura, Italo Renda

Sinopse: Poder, dinheiro e sangue são os valores que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer as regras do sistema da máifa, chamada Camorra. Apenas alguns poucos podem pensar em ter uma vida normal. Neste cenário são desenvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas profundamente afogado na realidade.

Comentário: Difícil, denso e profundo. São estes os adjetivos que se tem dispensado a este filme e com razão. Mas talvez seu maior crédito seja que não se trata de um filme que se acovarde. A exemplo de seu par brasileiro mais parecido, Cidade de Deus, ele põe o dedo na ferida doa a quem doer, assim como o livro que o originou. A narrativa cinematográfica é original, com câmeras subjetivas mescladas a uma sofisticada filmagem. A montagem também é impecável e o elenco, excepcional.



Queime Depois de Ler ☼

(Burn After Reading) - EUA / Inglaterra / França, 2008
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 96 min
Estúdio/Distrib.: Focus Features e Paramount
Direção: Joel Coen e Ethan Coen
Elenco: George Clooney, Frances McDormand, John Malkovich, Tilda Swinton, Brad Pitt, Richard Jenkins

Sinopse: Osbourne Cox (John Malkovich) é um analista da CIA demitido. Revoltado, ele resolve a escrever um livro de memórias. Katie (Tilda Swinton), sua esposa, fica espantada ao saber da demissão de Osbourne, mas deixa o assunto por estar interessada em Harry Pfarrer (George Clooney), investigador federal casado que é seu amante. Paralelamente, Linda Litzke (Frances McDormand), funcionária de uma academia, faz planos para uma cirurgia plástica. Chad Feldheimer (Brad Pitt), professor da academia, é seu melhor amigo. Um dia um CD perdido cai nas mãos de Linda e Chad. Ao perceberem que talvez se trate de algo confidencial, começam a pensar em como conseguir dinheiro com ele.

Comentário: Mais uma vez os irmãos Coen mostram que estão na indústria cinematográfica para se destacar. Depois de muito tempo eles voltaram a fazer um roteiro original (isto é, criado por eles mesmos) e surpreendem. A capacidade criativa é evidenciada porque eles acabam quase inventando um sub-gênero: de início achamos que estamos de frente a um thriller ou drama político. Aos poucos percebemos que se trata de uma espécie de um drama-comédia extretamente crítico sobre o rídiculo que também há no poder.



Antes Que o Diabo Saiba Que Você Está Morto ☼

(Before the Devil Knows You're Dead) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 117 min
Estúdio/Distrib.: Unity Productions e Europa Filmes
Direção: Sidney Lumet
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Ethan Hawke, Albert Finney, Marisa Tomei, Arija Bareikis, Paul Butler

Sinopse: Andrew Hanson (Philip Seymour Hoffman) é um viciado em drogas cuja carreira de executivo está desmoronando. Para se livrar de uma auditoria, ele convence o irmão Hank (Ethan Hawke), que também tem problemas financeiros, a assaltar a joalheria dos pais, Charles (Albert Finney) e Nanette (Rosemary Harris). O plano parece fácil, pois eles conhecem bem o funcionamento do lugar. Na hora da ação, porém, sua mãe aparece de surpresa e uma série de complicações acontecem.

Comentário: Trata-se de um daqueles filmes que você prende a respiração no começo para soltar só no fim. Instigante, preciso, ele ainda tem uma estrutura narrativa não linear que faz com a tensão melhore a cada minuto. As idéias do enrendo e da narrativa não são exatamente originais, mas mesmo assim não impedem que o filme seja um dos destaques do ano.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não vi gomorra, mas Queime Depois de Ler é um filmão! A cena do clooney achando o Brad Pitt no armário foi hilária!

E o Antes que o Diabo Saiba Que Você Está Morto também é muito bom, mas não gostei tanto quanto você. Não estaria no meu top 10 do ano (vi esse ano também), mas sim, é um filmão.