domingo, 28 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 4º ao 6º lugar


Onde os Fracos Não Têm Vez ☼

(No Country for Old Men) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Estúdio/Distrib.: Miramax Films e Paramount
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Elenco: Tommy Lee Jones, Javier Bardem, Josh Brolin, Woody Harrelson, Kelly Macdonald, Garrett Dillahunt

Sinopse: Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo. Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).

Comentário: Melhor filme dos irmãos Coen dos último tempos, a obra tem seu mérito pelo conjunto. Os atores, especialmente Javier Bardem, estão simplesmente magnânimos. Se este filme fosse uma pessoa, não teria papas na língua. A estrutura narrativa e inovadora linguagem cinematográfica está entre o que de melhor foi produzido neste ano. Fora a ressalva de que não é para estômagos fracos, ele também lhe fará pensar muito.



Sobre Menino
s e Lobos ☼
(Mystic River) - EUA, 2003
Gênero: Drama
Duração: 137 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne, Adam Nelson, Laura Linney

Sinopse: Após a filha de Jimmy Marcus (Sean Penn) ser encontrada morta, Sean Devine (Kevin Bacon), seu amigo de infância, é encarregado de investigar o caso. As investigações de Sean o fazem reencontrar um mundo de violência e dor, que acreditava ter deixado para trás, além de colocá-lo em rota de colisão com o próprio Jimmy, que deseja resolver o crime de forma brutal. Há ainda Dave Boyle (Tim Robbins), que guarda um segredo do passado que nem mesmo sua esposa conhece. A caçada ao assassino faz com que o trio tenha que reencontrar fatos marcantes do passado, os quais preferiam deixar esquecidos.

Comentário: Sei que é um pouco injusto colocar este filme entre os 5 primeiros, sendo que ele já foi sucesso há cinco anos. Mas não poderia deixar passar em branco esta obra genial de Clint Eastwood, que vi pela primeira vez este ano. É até agora seu melhor filme como diretor, mesmo que o páreo seja duro. Ele trata muito bem sobre como somos obrigados a tomar certas atitudes, custe o que custar. E também sobre como a vida às vezes é dura, de uma maneira que nunca esperamos.



Vicky Cristina Barcelona
(Idem) - EUA / Espanha, 2008
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Estúdio/Distrib.: MGMe Imagem Filmes
Direção: Wody Allen
Elenco: Javier Bardem, Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Penélope Cruz, Chris Messina, Patricia Clarkson

Sinopse: Vicky (Rebecca Hall) e Scarlett Johansson (Cristina) são amigas de férias em Barcelona. Vicky procura ser sensata em relação ao amor e está noiva, enquanto que Cristina busca uma nova paixão. Em uma galeria de arte, elas conhecem Juan Antonio (Javier Bardem), atraente pintor que teve relacionamento problemático com Maria Elena (Penélope Cruz). Naquela noite Juan Antonio se aproxima de Vicky e Cristina estão, fazendo-lhes a proposta de viajar com ele para Oviedo. Vicky rejeita, mas Cristina aceita e convence a amiga a acompanhá-la. É o início de relacionamento conturbado.

Comentário: É o melhor Woody Allen dos últimos anos. Mesmo que o próprio diretor considere sua obra-prima o também excelente Match Point, para mim, esta sim é sua melhor produção depois que retomou as telonas na última década. É impressionante como desliza sobre temas como vaidade, inconstância, intelectualidade, arte e relacionamento humano. Destaque para Penélope Cruz, em uma atuação que talvez lhe renda o Oscar. Javier Bardem e Scarlett Johansson e a ótima Rebecca Hall também não ficam para traz. É imprescidível que, se você não o assitiu, assista.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Nenhum comentário: