sexta-feira, 6 de março de 2009

Filminho de meia pataca

Muitas críticas têm sido feitas à entrega do Oscar para Quem Quer Ser Um Milionário? (foto). Todas, sem exceção, têm fundamentos pertinentes. Depois de assistir ao filme fiquei chocado com o cinismo das velhas da Academia. Aquilo ali não é melhor filme nem aqui aqui, nem na China... ops, Índia.

Mas não condeno as sábias senhoras. Elas estão fazendo a parte delas como as poderosas de uma indústria. O que tocou mesmo os "jurados" da Academia, em Quem Quer Ser Um Milionário? foi a chance de ganhar uma grana. Não há outra justificativa para dar tanto prêmio para esse filminho de meia pataca, bonitinho mas ordinário.

Aliás, não há motivo, se não o de que Hollywood está tentando entrar em Bollywood pela porta da frente. Ou por uma janela aberta. Bollywood, como "carinhosamente" é chamada a grande e cafona indústria cinematográfica da Índia, hoje, é uma potência que em números supera e muito a indústria americana.

A Índia tem a segunda maior população do mundo, quase 1,14 bilhão de pessoas – o mercado mais potencializado fora do continente americano (a Globo também já sacou isso).

As senhoras de Hollywood não estiveram nem aí para a qualidade cinematográfica neste caso. Até mesmo O Curioso Caso de Benjamin Button merecia muito mais o prêmio de melhor filme. Ainda não assisti aos outros concorrentes – Milk, O Leitor e Frost/Nixon –, mas me parece que até eles têm mais potencial (não para vender a Bollywood, claro).

Os dois verdadeiros melhores filmes do ano (falando de indústria cinematográfica) se deram mal. Batman - O Cavaleiro das Trevas mal foi lembrado. Ensaio Sobre a Cegueira nem isso.

3 comentários:

Deire Assis disse...

vc fala com mta propriedade. entende do "riscado" como diz minha mãe. então, não me atrevo a tecer comentário algum sobre sua avaliação do filme. só escrevo, mesmo, pra dizer que eu adorei. rs. vai ver é pq não entendo nada. rs... abç!

Erika Lettry disse...

Ah, lindinho, eu confio na sua avaliação. Mas sei lá...Benjamin Button é claramente melhor, mas é meio frio. Já Quem quer ser um milionário....Bom, como a Deire eu tb adorei...hehehee. Mas tb acho que o Batman era melhor (apesar de nem ter concorrido...rs). Beijinhos

Rodrigo Alves disse...

Deire e Erika, o filme não é de todo ruim. Como eu disse: bonitinho, embora ordinário. Isolado, dá para dizer até que é bom. O que revolta é quando o comparamos aos outros, bem, aí sim ele fica muito nanico, de meia pataca.