sábado, 5 de setembro de 2009

Da série Twitter: o verdadeiro fenômeno

Sabe aquele cara totalmente analfabeto virtual ou aquela mocinha meio avoada que só usava a internet para bate-papo? Eles agora têm uma conta no Twitter. Não é exagero dizer que o site está se tornando o maior fenômeno mundial da rede.

Os defensores do Orkut podem até rogar, mas esse site de relacionamento popular, na verdade se tornou um sucesso de público somente no Brasil (tem perdido muito em quantidade para o Facebook, que está se tornando o verdadeiro Orkut mundial).

O verdadeiro sucesso de massa tem realmente sido o Twitter. Criei minha conta nele há cerca de um ano para escrever uma matéria sobre e na época ainda o achava uma verdadeira inutilidade (e realmente o era). Hoje o encaro como fonte de informações. Neste blog escrevi sobre ele duas vezes: uma para questioná-lo e outro para notar que o fenômeno se tornavam excelente ferramenta do jornalismo.

Mas foi no último mês, porém, que realmente me surpreendi com sua verdadeira força. Estou vendo de tudo em matéria de twitteiro: o executivo superocupado, a dona de casa sem tempo, as comadres fofoqueiras, apresentadores de TV loucos para aparecer, meu vizinho de prédio, chefes, subordinados, jornalistas ávidos por publicar o que já apuraram de informações. Todos querem aparecer no Twitter. Alguns já se tornaram verdadeiros viciados na ferramenta.

Para mim, a verdadeira razão para que todos estejam no site é que ninguém quer se sentir excluído. Quem quer? Além disso, como site obriga usuários a escrever pouco e, por isso, mesmo quem tem muita preguiça de se expressar adere. Pode-se até publicar do celular, de qualquer parte do mundo. É ou não o verdadeiro fenômeno?

3 comentários:

Erika Lettry disse...

Muito boa sua avaliação, lindinho. Eu confesso que entrei no Twitter só para não me sentir excluída. E agora percebo que ele me ajuda muito no trabalho. Realmente uma ferramenta e tanto! O incrível é que as pessoas sempre encontram umas utilidades estranhas para ele. Como avisar pessoas dos lugares onde tem blitz...rs. Beijinhos

Aline Leonardo disse...

Tiva a mesma impressão que vc no início: achei inútil. Hoje acho fundamental. Tudo depende tb de quem vc acompanha...

Lian Tai disse...

Esse tal de twitter até parece interessante, mas e-mail, orkut, blog e facebook já me estressam o suficiente... Bjs!