sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 21º ao 24º lugar

21º
Frost/Nixon ↑

(Idem) - EUA / Inglaterra / França, 2008
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Estúdio/Distrib.: Paramount
Direção: Ron Howard
Elenco: Frank Langella, Michael Sheen, Sam Rockwell, Kevin Bacon, Matthew Macfadyen, Oliver Platt, Rebecca Hall

Sinopse: Adaptação da montagem teatral escrita por Peter Morgan, a história conta como foi a dramática entrevista do presidente americano Richard Nixon ao apresentador de TV britânico David Frost logo após o escândalo político de Watergate, em 1972.

Comentário: O embate entre um político muito experiente e um jornalista deslumbrado com a possibilidade de alavancar sua carreira (história verídica) é contado com prestreza pelo diretor Ron Howard que ainda leva às telas o trabalho meticuloso de dois atores: os galês Michael Sheen e o americano Frank Langella.


22º
Operação Valquíria ↑
(Valkyrie) - Alemanha / EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 121 min
Estúdio/Distrib.: Fox Film
Direção: Bryan Singer
Elenco: Tom Cruise, Kenneth Branagh, Bill Nighy, Tom Wilkinson, Carice van Houten, Thomas Kretschmann, Terence Stamp

Sinopse: Baseado em fatos reais, passados durante a Segunda Guerra Mundial, o filme descreve a ação de um grupo de oficiais que planeja assassinar Hitler. O momento adequado é em 20 de Julho de 1944, quando Hitler faz discurso durante uma conferência. Um de seus oficiais, o coronel Claus von Stauffenberg (Cruise), sai do local na surdina deixando ali uma bomba.

Comentário: Tom Cruise continua a fazer filmes na tentativa de ganhar um Oscar. Neste filme, por exemplo, está muito bem na pele de um oficial nazista que, a exemplo de alguns outros poderosos, tentou derrubar Hitler, mas fracassou. Cruise está em outra boa atuação, que no entanto deixa a impressão de que falta algo.


23º
A Garota Ideal ↑
(Lars and the Real Girl) - EUA, 2007
Gênero: Comédia dramática
Duração: 106 min
Estúdio/Distrib.: MGM / Califórnia Filmes
Direção: Craig Gillespie
Elenco: Ryan Gosling, Emily Mortimer, Paul Schneider, R.D. Reid, Kelli Garner

Sinopse: Lars Lindstrom (Ryan Gosling) é um homem tímido e introvertido, que vive na garagem de seu irmão mais velho, Gus (Paul Schneider), e sua cunhada Karin (Emily Mortimer). Lars apenas acompanha o desenrolar de sua vida, sem se mexer para algo. Até que um dia ele encontra Bianca, uma missionária religiosa, através da internet. O problema é que para as pessoas Bianca não é alguém real, mas a réplica de uma mulher, feita de silicone. Só que Lars acredita piamente que ela é um ser humano.

Comentário: Tive uma excelente surpresa com este filme. A princípio acredita-se estar diante de uma simples comédia, que aos poucos vai se revelando um verdadeiro drama. Repare como o filme com muitas nuances sobre o que representa para todos nós a solidão humana.


24º
Conduta de Risco ↑
(Michael Clayton) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Tony Gilroy
Elenco: George Clooney, Tom Wilkinson, Sydney Pollack, Michael O'Keefe, Tilda Swinton

Sinopse: Michael Clayton (George Clooney) trabalha numa das maiores firmas de advocacia de Nova York, tendo por função limpar os nomes e os erros de seus clientes. Tendo trabalhado anteriormente como promotor de justiça e vindo de uma família de policiais, Clayton é o responsável por realizar o serviço sujo da firma Kenner, Bach & Ledeen, que tem Marty Bach (Sydney Pollack) como um de seus fundadores. Apesar de estar cansado e infeliz com o trabalho, Clayton não tem como deixar o emprego.

Comentário: Filme que narra de maneira inteligente como funciona os meandros do poder regulado por grandes empresas e grandes firmas de advocacia. George Clooney mais uma vez confirma a que veio, mostrando que realmente nasceu para papéis do tipo.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: