quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

As músicas que os brasileiros mais ouvem

A internet está mudando a cara do nosso consumo de música via rádio. Há pouco mais de 10 anos as músicas que mais ouvimos – leia-se em massa – em rádios era composta principalmente por trilhas de novelas e sertanejos da geração de Leandro e Leonardo (romântico, mas sem ser dançante como hoje).

Agora, poucas dessas características perduram. Estamos consumindo mais o que vem de fora, especialmente gente do mercado fonográfico americano, que nunca esteve tão forte. Há uma categoria mais forte – pop internacional – que genericamente reúne um tipo de música baseado no R&B, com toques de rap e eletrônica, tipo Beyoncé.

Tudo, sem dúvida, graças à internet. Sem intermediários “jabazentos” explícitos (sim rádios e TVs ainda recebem para tocas músicas), os ouvintes (agora também internautas) são mais plurais e independentes. Axé e pagode nacionais perderam espaço, assim como outros estilos daqui. Se não se cuidar, o mercado brasileiro pode sofrer um baque, se é que já não o está sentindo.

Vejas as lista das mais ouvidas nas rádios brasileiras:

1998
Dois – Paulo Ricardo (pop rock)
My Heart Will Go On – Celine Dion (romântico internacional)
Cada Volta é um Recomeço – Amigos (sertanejo)
Deu Medo – Leonardo (sertanejo)
Um Sonhador – Leonardo (sertanejo)
A Nova Loira do Tchan – É o Tchan (axé)
Quero Te Encontrar – Claudinho & Buchecha (funk)
Só Você – Fábio Jr. (romântico)
Só Love – Claudinho & Buchecha (funk)
Toda Mulher – Karametade (pagode)
Era Uma Vez... – Sandy e Júnior (romântico)
Cachimbo Da Paz – Gabriel o Pensador (rap)

1999
Sozinho – Caetano Veloso (romântico)
Nunca Vou Deixar Você – Karametade (pagode)
Mina De Fé – Os Morenos (pagode)
Quando a Gente Ama – Os Travessos (pagode)
Bem Querer – Maurício Manieri (black music nacional)
Sai da Minha Aba (Bicão) – Só pra Contrariar (pagode)
Xereta / Superfreak (Sample) – Claudinho & Buchecha (funk)
Indecisão – Netinho (axé)
Imortal (Immortallity) – Sandy e Júnior (romântico)
Amanhã – Roberta Miranda (sertanejo)

2000
Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim – Ivete Sangalo (romântico / axé)
Alô – Chitãozinho e Xororó (sertanejo)
Deixaria Tudo (Dejaria Todo) – Leonardo (sertanejo)
Morango do Nordeste – Karametade (pagode)
Anna Júlia – Los Hermanos (pop rock)
A Dor Desse Amor – KLB (romântico)
Xibom Bombom – As Meninas (axé)
Olha O Que O Amor Me Faz – Sandy e Júnior (romântico)
El Arbi – Khaled (pop árabe)
Pensando Em Você – Maurício Manieri (black music nacional)
Você Virou Saudade – Só pra Contrariar (pagode)

2001
Quem de Nós Dois – Ana Carolina (MPB)
Por Te Amar Assim – Marlon e Maicon (sertanejo)
Malandragem – Cássia Eller (MPB)
Dormi Na Praça – Bruno & Marrone (sertanejo)
A Lenda – Sandy e Júnior (romântico)
Dou a Vida Por Um Beijo – Zezé Di Camargo & Luciano (sertanejo)
Minha Timidez – KLB (romântico)
Apaixonada Por Você – Wanessa Camargo (romântico)
Estou em Suas Mãos – KLB (romântico)
Usted Se Me Llevo La Vida – Alexandre Pires (romântico)
Todas As Coisas Do Mundo – Leonardo (sertanejo)

2002
Love Never Fails – Sandy & Júnior (romântico)
Festa – Ivete Sangalo (axé)
Epitáfio – Titãs (pop rock)
Carla – LS Jack (pop rock)
Wherever You Will GO – The Calling (pop rock internacional)
Complicated – Avril Lavigne (emo rock internacional)
Ragatanga – Rouge (pop)
Murder On The Dancefloor – Sophie Ellis-Bextor (pop internacional)
Something – Lasgo (pop internacional)
Without Me – Eminem (rap internacional)
How You Remind Me – Nickelback (pop internacional)
Tanta Saudade – Wanessa Camargo (romântico)
Mutante – Daniela Mercury (axé)

2003
Minha Fantasia – Só pra Contrariar (pagode)
Dilemma – Nelly (pop internacional)
Por Causa de Você – KLB (romântico)
I'm With You – Avril Lavigne (emo rock internacional)
Dois Rios – Skank (pop rock)
Sem Querer – Wanessa Camargo (romântico)
Nada É Por Acaso – Sandy e Júnior (romântico)
Um Anjo Veio Me Falar – Rouge (pop)

2004
Nosso Amor é Ouro – Zezé Di Camargo & Luciano (sertanejo)
Flor do Reggae – Ivete Sangalo (axé)
Vou Deixar – Skank (pop rock)
Você Me Vira a Cabeça – Alcione (samba)
Porta Aberta – Luka (pop)
Quer Casar Comigo – Netinho de Paula (pagode)
Fantasias – Leonardo (sertanejo)
Encostar na tua – Ana Carolina (MPB)
Enquanto Houver Sol – Titãs (pop rock)
Desperdiçou – Sandy e Júnior (romântico)
Porta – Retrato – Edson & Hudson (sertanejo)
Me Engana Que Eu Gosto – Wanessa Camargo (romântico)
Por Você – Sorriso Maroto (pagode)
O Penetra – Zeca Pagodinho (samba)
Chuvas de Verão – KLB (romântico)

2005
Eu Amo – Zezé Di Camargo & Luciano (sertanejo)
Você Sempre Será – Marjorie Estiano (romântico)
Um Minuto Para o Fim do Mundo – CPM 22 (emo rock)
Céu Da Boca – Ivete Sangalo (axé)
CB (Sangue Bom) – Marcelo D2 (rap)
Um Mais Um – Skank (pop rock)
Fui Eu – Zezé Di Camargo & Luciano (sertanejo)
Doce Desejo – Babado Novo (axé)
Choram as Rosas – Bruno & Marrone (sertanejo)
A Ilha – KLB (romântico)
Poligamia – Kid Abelha (pop rock)
Coração – Rapazolla (axé)
Senhorita – Motirô (pagode)
100% Você – Chiclete com Banana (axé)

2006
Quando a chuva passar – Ivete Sangalo (axé / romântico)
Desenho de Deus – Armandinho (reggae)
Ai, Ai, Ai – Vanessa da Mata (MPB / pop)
Me Namora – Edu Ribeiro (reggae)
É Isso Aí (The Blower's Daughter) – Ana Carolina & Seu Jorge (romântico)
Ela Só Pensa Em Beijar (Se Ela Danca, Eu Danço) – Mc Leozinho (funk)
Por Te Amar Demais – Bruno & Marrone (sertanejo)
Bola de Sabão – Babado Novo (axé)
Não Resisto a Nós Dois – Wanessa Camargo (romântico)
Para Tudo – Jeito Moleque (pagode)
Vê Se Toma Juízo – Bruno & Marrone (sertanejo)
Choram as Rosas – Bruno & Marrone (sertanejo)
De Latinha na Mão – Leonardo (sertanejo)
Uma Canção é pra Isso – Skank (pop rock)
Obsessão – KLB (romântico)

2007
Deixo – Ivete Sangalo (axé / romântico)
Razões e Emoções – NXZero (emo rock)
Boa Sorte / Good Luck (pop)
Depois do Amor – Perlla (funk)
Olha Eu Aí – Zezé Di Camargo & Luciano (sertanejo)
Intriga Da Oposição – Belo (pagode)
Futuro Prometido – Sorriso Maroto (pagode)
Sem Radar – Jeito Moleque (pagode)
Na Sua Estante – Pitty (pop rock)
Tenho Medo – Sorriso Maroto (pagode)
Fada – Victor & Leo (sertanejo universitário)
Pra Não Morrer de Amor – Bruno & Marrone (sertanejo)
Não Precisa Mudar – Ivete Sangalo (axé)
Eu Nunca Disse Adeus – Capital Inicial (pop rock)
Mariane – Bruno & Marrone (sertanejo)
Doce Paixão – Babado Novo (axé)
Amigo Apaixonado – Victor & Leo (sertanejo universitário)

2008
Halo – Beyoncé (pop internacional)
Faz Um Milagre Em Mim – Régis Danese (religiosa)
Sutilmente – Skank (pop rock)
Faz Um Milagre em Mim – Pique Novo (religiosa / axé)
Me Adora – Pitty (emo rock)
Você Não Vale Nada – Calcinha Preta (forró)
Borboletas – Victor & Leo (sertanejo universitário)
Deus E Eu No Sertão – Victor & Leo (sertanejo universitário)
Hush Hush – The Pussycat Dolls (pop internacional)
Paga Pau – Fernando & Sorocaba (sertanejo universitário)
I Gotta Feeling – The Black Eyed Peãs (pop internacional)
Amor Não Vai Faltar – Bruno & Marrone (sertanejo)
Pense Em Mim – Banda Cheiro de Amor (axé)
Que Bom Que Você Chegou – Bruna Karla (romântica)
Poker Face – Lady Gaga (pop internacional)
If I Were a Boy – Beyoncé (pop internacional)
Ainda Existe Amor Em Nós – Sorriso Maroto (pagode)

2009
I Want To Know What Love Is – Mariah Carey (pop internacional)
She Wolf – Shakira (pop internacional)
Te Amo – Rihanna (pop internacional)
I Gotta Feeling – The Black Eyed Peãs (pop internacional)
Party In The U.S.A. – Miley Cyrus (pop internacional)
Espero A Minha Vez – NXZero (emo rock)
Amor Não Vai Faltar – Bruno & Marrone (sertanejo)
Voa, Beija-Flor – Jorge & Mateus (sertanejo universitário)
A Mulher Que Eu Amo – Roberto Carlos (romântico)
Me Adora – Pitty (emo rock)
Me Encontra – Charlie Brown Jr (pop rock)
I Know You Want Me (Calle Ocho) – Pitbull (pop internacional)
We Are Golden – MIKA (pop internacional)
Hush Hush – The Pussycat Dolls (pop internacional)
Sorri, Sou Rei – Natiruts & Claudia Leitte (axé / reggae)
Radar – Britney Spears (pop internacional)
Deus E Eu No Sertão – Victor & Leo (sertanejo universitário)
Porque Eu Sei que É Amor – Titãs (pop rock)
Obsessed (Main) – Mariah Carey (pop internacional)
Paga Pau – Fernando & Sorocaba (sertanejo universitário)
Garota Radical – Cine (pop)
Faz Um Milagre Em Mim – Régis Danese (religiosa)
Estranho no Espelho – CPM 22 (emo rock)
Seis e Trinta – Jota Quest (pop rock)
Here We Go Again – Demi Lovato (pop internacional)
Sinais – Sorriso Maroto (pagode)
Entreolhares (The Way You're Looking At Me) – Ana Carolina & John Legend (MPB / pop)
Podia Ser – Agnela (emo rock)
Paparazzi – Lady Gaga (pop internacional)
Sutilmente – Skank (pop rock)
Sweet Dreams – Beyoncé (pop internacional)
Esse Alguém Sou Eu – Leonardo (sertanejo)
Beijo de Cinema – Perlla (funk)
Love Sex Magic (feat. Justin Timberlake) – Ciara (pop internacional)
Fly – Wanessa (pop)
Quanto Ao Tempo – Ivete Sangalo (romântico / axé)
Fogo (Ao Vivo) – Capital Inicial (pop rock)
Knock You Down – Keri Hilson (pop internacional)
Só Depois – Grupo Revelação (pagode)
Love Story – Taylor Swift (pop internacional)
You Belong With Me – Taylor Swift (pop internacional)
Halo – Beyoncé (pop internacional)
O Inferno São os Outros – Detonautas (pop rock)
O Amor de Antes – Hugo & Tiago (sertanejo)
O Anjo e a Flor – Sampa Crew (pagode)
Chá de Maracujá – Banda Calypso (tecno brega)
Never Say Never – The Fray (pop internacional)
No Surprise – Daughtry (pop internacional)
Use Somebody – Kings of Leon (rock internacional)
Vou Fazer Pirraça – Jorge & Mateus (sertanejo universitário)
Already Gone – Kelly Clarkson (pop internacional)
Cartas pra Você – NXZero (emo rock)
Sem Você – Rosa de Saron (religiosa)
Ela é... – Jeito Moleque (pagode)
Jeito Moleque ao vivo na Amazônia Tudo no Olhar – Marcos & Belutti (sertanejo universitário)
Não Tente Me Impedir – Bruno & Marrone (sertanejo)
Paranoid – Jonas Brothers (pop internacional)

2010 (até agora)
Bad Romance – Lady Gaga (pop internacional)
Tik Tok – Ke$ha (pop internacional)
Russian Roulette – Rihanna (pop internacional)
Ego – Beyoncé (pop internacional)
Estrela Cadente – Victor & Leo (sertanejo universitário)
Flor do Meu Sertão – Leonardo (sertanejo)
Na Base do Beijo – Ivete Sangalo (axé)
Não Valeu Pra Você – Eduardo Costa (sertanejo)
Se Você Quiser – Cine (pop / emo rock)
Espero A Minha Vez – NXZero (emo rock)
Chris Brown – Graffiti (rap internacional)
Meet Me Halfway – The Black Eyed Peãs (pop internacional)
O Povo Fala – Zezé Di Camargo & Luciano (sertanejo)
Doesn't Mean Anything – Alicia Keys (pop internacional)
Ainda Estou Apaixonado – Belo (pagode)
Paparazzi – Lady Gaga (pop internacional)
Único Olhar – Jota Quest (pop rock)
O que Combina Comigo é Você – Zé Henrique & Gabriel (sertanejo universitário)
Quem Tá Bebo, Quem Tá Bão? – Bruno & Marrone (sertanejo)
I Want To Know What Love Is – Mariah Carey (pop internacional)
Te Amo – Rihanna (pop internacional)
3 – Britney Spears (pop internacional)
Silêncio – Marcos & Belutti (sertanejo universitário)
O que Você Sempre Quis – Stevens (emo rock)
Rebolation – Parangolé (axé)
Meteoro – Luan Santana (sertanejo colegial – hehehe)

Fonte dos rankings: Rádio Uol

8 comentários:

Lian Tai disse...

Rodrigo Alves e sua mania de listas, haha! Adoro! Internet é a única mídia realmente democrática, porque não só permite escolhas na recepção, mas porque democratiza a produção. Acho isso o máximo!

Helen Fernanda disse...

Das listas de 1998 a 2001 conheço todas as músicas, mas da lista parcial de 2010 não conheço nenhuma.

Meu atual gosto musical está muito longe do que hoje é considerado popular.

Maria Cristina disse...

Nossa, ia comentar a mesma coisa que a Helen.. na verdade conheço poucas de 2009 e 2010.. Mas até 2007, por aí, conheço todas (não que eu goste de todas ne, kkkk).

Ah, achei que tinham esquecido o o o o Rebolei xom xom rebolei xom xom kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

bjoo

Maria Cristina disse...

Ah, voltei a escrever: mariacristinafurtado@blogspot.com

Valbene Bezerra disse...

A lista agora é de música? Ainda prefiro a de cinema. Assisti Invictus hoje e adorei. Bom roteiro, direção ágil, emoção na medida e interpretação competente. A trilha sonora tbém é bacana. Sem falar, é claro, em N.Mandela, figura extraordinária e exemplo p/a humanidade. Gostei tbém de Avatar, Chanel e Amor Sem Escalas. E vc?

Hebert Regis disse...

Rebolation é bom bom... rebolation é bom bom bom.... kkkkkk
Fala Rodrigones... acho complicado tirar uma conclusão desta lista do uol. Geralmente são os jovens de classe média alta, brancos, do eixo rio são paulo...
Só gostei de ver que Ivete Sangalo está bem situada nos rankings. Será que sou bairrista?
Abração

Bleffe disse...

Curte LS Jack? Dá uma ouvida no som do Bleffe

http://bit.ly/2wJdCC

Se gostar, pode baixar, é DE GRAÇA!!! -

http://bit.ly/4LPNUD

Rodrigo Alves disse...

Maria e Helen, eu também não conhecia quase nenhuma e tratei logo de baixar algumas. Val, eu também continuo preferindo o cinema. Confesso que gostei de poucas. Hebert, a lista não é de músicas escutadas na Rádio Uol, ela é somente a fonte. Pelo que o site diz, são músicas escutadas nas rádios tradicionais. De qualquer maneira duvido muito que este é o gosto de uma classe média alta do eixo Rio São Paulo. Dizer isso seria o mesmo que dizer que somente esta região tem internet e que eles tem um gosto diferente do resto do Brasil e também do mundo, o que não é verdade. As músicas mais escutados por aqui também figuram em rankings de mais escutadas em outros países, pelo que pude constantar com outra pesquisa.