Intitulado The Blogosphere in Latin America: An Analysis of the Region’s Webfluentials (algo como A blogosfera na América Latina: uma análise regional da influência Web), o estudo examina o impacto e padrões de blogar na América Latina e apresenta a tendência como um crescente meio de comunicação com potencial para negócios e organizações.
“As estatísticas da penetração da internet na América Latina estão alcançando os recordes de crescimento e impacto próximos à realidade dos Estados Unidos”, afirma Jorge Ortega, presidente do grupo.
Mais acessados - Soledad Laborde, pesquisadora e antropóloga da The Jeffrey Group em Buenos Aires, conduziu o estudo e coordenou várias entrevistas com os principais blogueiros no Brasil, Argentina, México e Venezuela. A pesquisa contemplou os 175 blogs mais acessados na América Latina especializados em assuntos diversificados, como tecnologia, política e notícias de interesses gerais.
O relatório também apresenta exemplos da influência dos blogs e casos cujo posicionamento dos blogs (posts) afetaram o comportamento das organizações e seu relacionamento com a comunidade e o mercado. “O estudo revela que o impacto do blog pode influenciar a mídia tradicional, assim como a percepção pública das empresas, organizações, instituições públicas e sociedade como um todo”, diz a pesquisadora.
“Os blogueiros da América Latina estão conquistando um aumento de poder e influência que sustentam seus comentários (posts) com pontos de vista, e o impacto que os blogs deles têm no país pode até mesmo, cruzar as fronteiras”, completa.
O estudo aponta que os blogueiros latino-americanos devam ser vistos como alvos estratégicos e profissionais que se utilizam da comunicação digital online para atingir estrategicamente um programa surpreendente de público direto.
Destaques do Estudo
Destaques do Estudo
- Jornalistas são autores de 61 dos 168 blogs pesquisados nos quatro países estudados pela The Jeffrey Group. A maioria justificou que a liberdade editorial é o motivo principal de manter um blog.
- A cobertura da mídia na América Latina entre blogs e blogueiros é difundida. Entre centenas de reportagens revisadas durante seis meses, a The Jeffrey Group encontrou 11.572 menções de blogs e blogueiros nos quatro países estudados.
- De acordo com o Target Group Index (TGI), um estudo de mercado global com fonte única de pesquisa, foi estimado que existe 9,1 milhões de blogueiros na América Latina em 2007, ou 7% dos usuários de internet latino-americanos. Esta média é apenas um pouco inferior à média dos internautas dos Estados Unidos: 8% deles são blogueiros.
- Também, de acordo com o TGI, o uso da Internet na América Latina cresceu 590% entre 2000 e 2007, o dobro da média mundial.
2 comentários:
Se você tirar "www" dos blogs da Ludmilla e da Maria Cristina, eles vão aparecer como os outros: em ordem de atualização e com o título do último post. Blogs do Blogspot não têm "www", redireciona, mas o endereço real não tem.
Realmente, sabe-se lá porque, mas a Ludmilla tirou a tag de feed do cabeçalho do template dela. Funciona, então, se você adicionar o endereço http://ludmilla.blogspot.com/feeds/posts/default ao invés do endereço do blog simples. =)
Postar um comentário