terça-feira, 25 de novembro de 2008

Blogosfera: em seis meses blogs e blogueiros foram citados 11.572 vezes em veículos de comunicação

Um estudo da The Jeffrey Group, uma agência internacional de Relações Públicas, revelou crescimento na influência da Blogosfera na América Latina. De acordo com a pesquisa feita durante seis meses, blogs e blogueiros foram citados 11.572 vezes nos principais veículos de comunicação da região. A maior parte dos blogs influentes citados pelo estudo são escritos por jornalistas.

Intitulado The Blogosphere in Latin America: An Analysis of the Region’s Webfluentials (algo como A blogosfera na América Latina: uma análise regional da influência Web), o estudo examina o impacto e padrões de blogar na América Latina e apresenta a tendência como um crescente meio de comunicação com potencial para negócios e organizações.

“As estatísticas da penetração da internet na América Latina estão alcançando os recordes de crescimento e impacto próximos à realidade dos Estados Unidos”, afirma Jorge Ortega, presidente do grupo.

Mais acessados - Soledad Laborde, pesquisadora e antropóloga da The Jeffrey Group em Buenos Aires, conduziu o estudo e coordenou várias entrevistas com os principais blogueiros no Brasil, Argentina, México e Venezuela. A pesquisa contemplou os 175 blogs mais acessados na América Latina especializados em assuntos diversificados, como tecnologia, política e notícias de interesses gerais.

O relatório também apresenta exemplos da influência dos blogs e casos cujo posicionamento dos blogs (posts) afetaram o comportamento das organizações e seu relacionamento com a comunidade e o mercado. “O estudo revela que o impacto do blog pode influenciar a mídia tradicional, assim como a percepção pública das empresas, organizações, instituições públicas e sociedade como um todo”, diz a pesquisadora.

“Os blogueiros da América Latina estão conquistando um aumento de poder e influência que sustentam seus comentários (posts) com pontos de vista, e o impacto que os blogs deles têm no país pode até mesmo, cruzar as fronteiras”, completa.

O estudo aponta que os blogueiros latino-americanos devam ser vistos como alvos estratégicos e profissionais que se utilizam da comunicação digital online para atingir estrategicamente um programa surpreendente de público direto.

Destaques do Estudo
- Jornalistas são autores de 61 dos 168 blogs pesquisados nos quatro países estudados pela The Jeffrey Group. A maioria justificou que a liberdade editorial é o motivo principal de manter um blog.

- A cobertura da mídia na América Latina entre blogs e blogueiros é difundida. Entre centenas de reportagens revisadas durante seis meses, a The Jeffrey Group encontrou 11.572 menções de blogs e blogueiros nos quatro países estudados.

- De acordo com o Target Group Index (TGI), um estudo de mercado global com fonte única de pesquisa, foi estimado que existe 9,1 milhões de blogueiros na América Latina em 2007, ou 7% dos usuários de internet latino-americanos. Esta média é apenas um pouco inferior à média dos internautas dos Estados Unidos: 8% deles são blogueiros.

- Também, de acordo com o TGI, o uso da Internet na América Latina cresceu 590% entre 2000 e 2007, o dobro da média mundial.

Fonte: The Jeffrey Group (www.thejeffreygroup.com).

2 comentários:

helenfernanda.com disse...

Se você tirar "www" dos blogs da Ludmilla e da Maria Cristina, eles vão aparecer como os outros: em ordem de atualização e com o título do último post. Blogs do Blogspot não têm "www", redireciona, mas o endereço real não tem.

helenfernanda.com disse...

Realmente, sabe-se lá porque, mas a Ludmilla tirou a tag de feed do cabeçalho do template dela. Funciona, então, se você adicionar o endereço http://ludmilla.blogspot.com/feeds/posts/default ao invés do endereço do blog simples. =)