sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 10º ao 12º lugar

10º
A Culpa é do Fidel ↑

(La Faute à Fidel) - França / Itália, 2006
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Estúdio/Distrib.: Société des Etablissements L. Gaumont, Canal+ e France 3 Cinéma
Direção: Julie Gavras
Elenco: Nina Kervel-Bey, Julie Depardieu, Stefano Accorsi, Benjamin Feuillet, Martine Chevallier, Olivier Perrier

Sinopse: Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com a nova realidade, Anna resiste. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

Comentário: Esse é um daqueles filmes em que sentimos empatia já de início. A história, praticamente toda contada pela ótica da menina Anna, é impagável. Julie Gravas demonstra saber muito bem por onde está levando seu filme e traz surpresas agradáveis ao longo dele. Apesar da carga dramática, é possível rir de muitas boas situações inusitadas, já que a fita ganha leveza por conta da atuação da excelente pequena atriz Nina Kervel-Bey.


11º
4 Meses, 3 Semanas e 2 dias ↑

(4 Luni, 3 Saptamani si 2 Zile) - Romênia, 2007
Gênero: Drama
Duração: 113 min
Estúdio/Distrib.: Mobra Films e Lumière
Direção: Cristian Mungiu
Elenco: Anamaria Marinca, Laura Vasiliu, Vlad Ivanov, Alexandru Potocean, Ion Grosu, Ion Sapdaru

Sinopse: Em 1987, nos últimos dias do comunismo, Otilia (Anamaria Marinca) e Gabita (Laura Vasiliu) dividem um quarto num dormitório estudantil. Elas são colegas na universidade de uma pequena cidade romena. Gabita está grávida e o aborto é ilegal. Otilia aluga um quarto num hotel barato. Lá elas recebem um certo Sr. Bebe (Vlad Ivanov) , chamado para resolver a questão. Mas, ao saber que Gabita está com a gravidez mais adiantada do que havia informado, Sr. Bebe aumenta as exigências para o serviço. Ele cobra um preço que as duas não estão preparadas para pagar.

Comentário: Se existe um filme que pôde ser tão angustiante em 2008, foi este. O clima de tensão criado é tão grande que a cada momento se espera que algo de muito ruim irá acontecer para estragar ainda mais o que já não está bom. Pode-se considerar uma obra-prima prima do cinema romeno e mundial, melhor que muita coisa bem cara feita por aí.


12º
A Noiva Síria ↑

(The Syrian Bride) - Israel / França / Alemanha, 2004
Gênero: Drama
Duração: 97 min
Estúdio/Distrib.: TF1 International e Europa Filmes
Direção: Eran Riklis
Elenco: Hiam Abbass, Makram Khoury, Clara Khoury, Ashraf Barhom, Eyad Sheety, Evelyn Kaplun

Sinopse: Colinas de Golam, na fronteira entre Israel e Síria. Está em andamento a preparação das bodas de uma jovem drusa, que mora no lado israelense, com um astro de TV também druso, mas que mora do lado sírio. A noiva precisa atravessar a fronteira, mas a burocracia do procedimento atrapalha toda a realização do casamento.

Comentário: Com um jeito simples e tradicional de conduzir a trama, Eran Riklis acentua o drama de Mona, resignação em pessoa, e sua irmã mais velha Amal, infeliz no casamento. De maneira sensível, somos conduzidos à história do Oriente Médio, sob a ótica feminina. Elenco afiado e bela trilha sonora só não fazem dele um filme perfeito porque Riklis esbarra no paradoxo que ele mesmo cria: provoca expectativa para um filme maior, que não se realiza. O resultado, contudo, é uma obra singela, aula humanizada de história sobre um impasse sem fim.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

A menina de "A culpa é do Fidel" é a mais fofa do mundo...rs. Gostei dessas escolhas. Beijos!!!