quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 16º ao 18º lugar

16º
O Gângster ↑

(American Gangster) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 157 min
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: Ridley Scott
Elenco: Denzel Washington, Russell Crowe, Chiwetel Ejiofor, Josh Brolin, Lymari Nadal, Ted Levine

Sinopse: O impacto da Guerra do Vietnã nos Estados Unidos é avassalador e a corrupção policial em Nova York é grande. Com o aval da polícia a máfia trafica entorpecentes, sem ser ameaçada. Frank Lucas (Denzel Washington), aprendiz de um dos maiores líderes negros do pós-guerra, aproveita a morte do mentor para assumir a liderança do tráfico. Ele torna-se uma celebridade. Mas Richie Roberts (Russell Crowe), um implacável detetive, resolve agir para desbaratar o negócio dele.

Comentário: Denso, é original por falar de uma figura peculiar: um gângster negro. Com um roteiro bem escrito e a boa atuação de Denzel Washington, consegue prender o espectador do início ao fim. É, no entanto, um filme drámatico e até mesmo violento. Para quem gosta do gênero, de qualquer maneira, é um enredo apropriado e muito bem filmado pelo excelente Ridley Scott.


17º
Juno ↑

(Idem) - EUA / Canadá / Hungria, 2007
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 96 min
Estúdio/Distrib.: Fox Pictures
Direção: Jason Reitman
Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney, J.K. Simmons

Sinopse: Juno MacGuff (Ellen Page) tem 16 anos e engravidou acidentalmente de um amigo com quem transou apenas uma vez. Ela decide fazer aborto, mas desiste. Junto com a amiga Leah (Olivia Thirlby) passa a procurar um casal a quem possa entregar o bebê. Assim conhece Vanessa (Jennifer Garner) e Mark (Jason Bateman), que têm condições financeiras e está disposto a bancar as despesas médicas. Juno decide que ficarão com seu filho.

Comentário: Extremamente original, passa longe daqueles chatíssimos filmes de besteirol para adolescentes. Não há fórmulas prontas e muito menos resoluções fáceis. O destaque vai para a grande atuação de Ellen Page, que passa para o time das grandes atrizes. A ótima trilha sonora, também, é praticamente viciante.


18º
O Assassinato de Jesse James Pelo Covarde Robert Ford ↑

(The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 159 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Andrew Dominik
Elenco: Brad Pitt, Mary-Louise Parker, Brooklynn Proulx, Dustin Bollinger, Casey Affleck, Sam Rockwell

Sinopse: Carismático e imprevisível, Jesse James (Brad Pitt) foi o mais notório fora-da-lei da América. Ele planejava mais um de seus grandes assaltos quando soube que seus inimigos, ávidos por glória e fortuna, haviam se lançado numa corrida em sua captura. James declara guerra a todos. Mas não poderia imaginar que a maior ameaça à sua vida viria de um dos homens em que mais confiava.

Comentário: Um filme surpreendente, que tem um bom roteiro. É verdade que glamouriza a vida do bandido, mas isso o deixa ainda melhor. A narrativa é original e diferente do que já se fez sobre o lendário fora-da-lei. Brad Pitt está muito bom e é preciso fazar uma boa ressalva também a Casey Affleck, o irmão mais novo de Ben Affleck que sabe atuar.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vixe, agora tá começando a ficar difícil...rs. Mas eu acho que, pela ordem, eu deixaria Desejo e Reparação na frente de Cassandra....Beijinhos!

Eduardo Sartorato disse...

Po, Rodrigo, quero ver logo o top 5.... rsrs.... olha, eu até acredito que tenhamos um gosto parecido, mas em algumas coisas a nossa opinião difere muito. Speed Racer, que vc colocou setinha para baixo, eu colocaria para cima, com grandes tendências de indicá-lo como obra-prima.... rsrs.... Pensei que vc não tinha gostado de Gomorra.... abração e Feliz Natal....