domingo, 21 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 25º ao 27º lugar

25º
Jogo de Cena ↑

Brasil, 2007
Gênero: Documentário / Docudrama
Duração: 105 min
Estúdio/Distrib.: Videofilmes
Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Marília Pêra, Andréa Beltrão, Fernanda Torres, Aleta Gomes Vieira, Claudiléa Cerqueira de Lemos, Débora Almeida

Sinopse: 23 mulheres respondem a um anúncio de jornal e contam as histórias de suas vidas, posteriormente interpretadas por atrizes.

Comentário: Filme experimental de Eduardo Coutinho, Jogo de Cena é imperdível. O resultado da mistura de realidade e ficção (que não fica esclarecida definitivamente) é a grande sacada do filme. O que se vê é uma espécie de docudrama com documentário que reflete sobre o próprio gênero documentário. É uma pena que comparativamente não tenha ficado entre os 10 melhores.


26º
Mamma Mia! ↑

(Idem) - Brasil, 2008
Gênero: Musical
Duração: 108 min
Estúdio/Distrib.: Universal Picutures
Direção: Phyllida Lloyd
Elenco: Amanda Seyfried, Meryl Streep, Stellan Skarsgard, Pierce Brosnan, Colin Firth, Rachel McDowall

Sinopse: 1999, na ilha grega de Kalokairi. Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie.

Comentário: Este é um filme que poderia ficar entre as primeiras posições. Só não fica porque é besteirol puro. E por isso talvez seja tão bom e divertido. Trata-se de mais uma prova de que Meryl Streep é a mais versátil das atrizes vivas. Ela faz bem, muito bem, de um drama pesadíssimo até a mais descanbada comédia. O trunfo é com certeza a trilha sonora com sucessos do ABBA – ela não pode ser classificada entre as melhores, simplesmente porque é hors concurs, mais que aprovada. É diversão certa.


27º
Wall-E ↑

(Idem) - Eua, 2008
Gênero: Animação
Duração: 97 min
Estúdio/Distrib.: Walt Disney Pictures
Direção: Andrew Stanton
Elenco: Ben Burtt, Elissa Knight, Jeff Garlin, Fred Willard, John Ratzenberger, Kathy Najimy, Sigourney Weaver

Sinopse: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse poucos anos, com robôs deixados para limpar o planeta. Wall-E é o último deles, que se mantém em funcionamento graças ao auto-conserto de suas peças. Sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Um dia surge uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. Curioso, Wall-E se apaixona pela recém-chegada.

Comentário: Wall-E, em sua primeira terça parte, consegue o que Will Smith e o diretor Francis Lawrence não conseguiram na refilmagem de Eu Sou a Lenda: tocar, sem pieguice, no drama da solidão. O robozinho Wall-E, por paradoxal que seja, é a melhor expressão humana do que é se sentir sozinho. De quebra ainda há uma trilha sonora boa, que inclui até uma bela interpretação de La Vie En Rose de Louis Armstrong.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

Nenhum comentário: