sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Ranking Filmes Atuais - 31º ao 33º lugar

31º
Antes de Partir ↑

(The Bucket List) - EUA, 2007
Gênero: Comédia Dramática
Duração: 97 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Rob Reiner
Elenco: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes, Beverly Todd, Rob Morrow, Alfonso Freeman

Sinopse: Carter Chambers (Morgan Freeman) é casado e trabalha há 46 anos como mecânico. Com câncer, ele é internado. No hospital passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), rico empresário que também está com câncer. Eles descobrem que têm poucos meses de vida e decidem viajar pelo mundo e realizar coisas que nunca fizeram antes.

Comentário: O filme vale mais pelos veteranos Jack Nicholson e Morgan Freeman. A trama, no entanto, não é tao boa. O argumento de dois doentes terminais que decidem curtir a vida não é exatamente original e o desfecho um tanto clichê faz com que o filme não esteja entre os melhores. Mesmo assim a fita incita reflexão.


32º
Paris, Te Amo ↑
(Paris, Je T'Aime) - França / Alemanha / Liechstenstein / Suíça, 2006
Gênero: Drama
Duração: 116 min
Estúdio/Distrib.: Canal + e Imagens Filmes
Direção: MlsOlivier Assayas, Frédéric Auburtin, Gérard Depardieu, Gurinder Chadha, Sylvain Chomet, Joel Coen, Ethan Coen, Isabel Coixet, Wes Craven, Alfonso Cuarón, Christopher Doyle, Richard LaGravenese, Vincenzo Natali, Alexander Payne, Bruno Podalydès, Walter Salles, Daniela Thomas, Olivier Schmitz, Nobuhiro Suwa, Tom Tykwer, Gus Van Sant e Emmanuel Benvihy
Elenco: vários atores

Sinopse: Coletânea de 21 curtas, de 5 minutos cada e de autoria de diferentes diretores, sobre Paris. Todos, a sua maneira, fazem uma homenagem à cidade.

Comentário: A pluralidade de vozes a que se propõe é o trunfo e ao mesmo tempo a perdição do filme. Como se trata de vários curtas juntos, há histórias excelentes e outras fracas. A característica, infelizmente, nivela a qualidade por baixo, o que não possibilita que seja uma obra-prima uniforme.


33º
O Preço da Coragem ↑

(A Mighty Heart) - EUA / Inglaterra, 2007
Gênero: Drama
Duração: 100 min
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures e UIP
Direção: Michael Winterbottom
Elenco: Angelina Jolie, Dan Futterman, Archie Panjabi, Mohammed Afzal, Daud Khan, Telal Saeed

Sinopse: 23 de janeiro de 2003. Daniel Pearl (Dan Futterman), chefe de uma sucursal do Wall Street Journal na Ásia, trabalha em uma matéria sobre um homem-bomba. Sua pesquisa o leva a Karashi, onde um intermediário lhe promete uma boa fonte. Ao sair para a entrevista Daniel avisa Mariane (Angelina Jolie), sua esposa, que talvez demore. Mas ele jamais retornará. Grávida de 6 meses, Mariane decide escrever um livro para apresentar o pai ao filho.

Comentário: O filme, obviamente, não supera o livro, mas mantém a mesma tensão. A história é excelente, baseada em fatos reais. Fiel aos fatos verídicos é quase um docudrama. O enredo é eficiente para mostrar aos não iniciados como é a vida de um jornalista internacional e bom estímulo a jornalistas que acreditam no jornalismo. Angelina Jolie surpreende, bem no papel.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

O filme da Angelina Jolie me deu foi medo de ser jornalista. Brincadeira! É realmente inspirador.

Lian Tai disse...

Muito boa sua idéia de fazer essa lista. E vai me ajudar muito nas minhas visitas à locadora! ;)