sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Antigos - 9º ao 12º lugar

Classificação de filmes lançados há mais de cinco anos.


O Carteiro e o Poeta ☼

(Il Postino) - Itália, 1994
Gênero: Romance / Drama
Duração: 109 min
Estúdio/Distrib.: Miramax Films
Direção: Michael Radford
Elenco: Massimo Troisi, Philippe Noiret, Maria Grazia Cucinotta, Renato Scarpa, Linda Moretti

Sinopse: Por razões políticas o poeta Pablo Neruda (Philippe Noiret) se exila em uma ilha na Itália. Lá um desempregado (Massimo Troisi) quase analfabeto é contratado como carteiro extra, encarregado de cuidar da correspondência do poeta, e gradativamente entre os dois se forma uma sólida amizade.

Comentário: Lindo e poético, como o nome, é um filme sobre a inocência de um carteiro humilde, que vive no interior da Itália, que com a ajuda de Pablo Neruda, um poeta internacional, descobre a beleza das palavras. A uma certa altura, o filme ganha um tom mais melancólico, conduzido, porém, com destreza pelo diretor Radford, que não perde o tom.


10º
A Cor Púrpura ☼
(The Color Purple) - EUA, 1985
Gênero: Drama
Duração: 156 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Danny Glover, Whoopi Goldberg, Margaret Avery, Oprah Winfrey, Willard E. Pugh

Sinopse: Georgia, 1909. Celie (Whoopi Goldberg), 14 anos, foi violentada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Depois de muito sofrer, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor.

Comentário: Um filme extranhamente injustiçado pela crítica internacional, talvez por entrar demais nos arriscados limites do melodrama deslavado. Embora, o tom meloso realmente se exceda em algumas notas, o drama é extremamente bem conduzido por Stevem Spielberg, Sem contar o trabalho dramático magistral (quem diria!) de Whopi Goldberg e Oprah Winfrey. Danny Glover está simplesmente genial.


11º
Entre Quatro Paredes ☼
(In The Bedroom) - EUA, 2001
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Estúdio/Distrib.: Miramax Films
Direção: Todd Field
Elenco: Tom Wilkinson, Sissy Spacek, Nick Stahl, Marisa Tomei, William Mapother

Sinopse: Frank Fowler (Nick Stahl) é um amável jovem que se formou recentemente e está passando o verão trabalhando como pescador, antes de ir para a faculdade no outono. Ele está envolvido com Natalie Strout (Marisa Tomei), mulher atraente dez anos mais velha e está separada do seu marido, Richard Strout (William Mapother). Os pais de Frank, Matt Fowler (Tom Wilkinson), um médico, e Ruth Fowler (Sissy Spacek), professora de música, desejam o melhor para o único filho. Logo algo trágico irá acontecer, que afetará os Fowler para sempre.

Comentário: Até onde você iria para defender sua família? Tratado com delizadeza, a trama de uma família que vê seu único filho assassinado em um crime passional, é traçada de maneira intimista e recheadas de nuances neste filme. Uma obra que dá sua contribuição na difícil tarefa de provocar reflexão.


12º
Cuba Libre - Sangue e Paixão ☼
(Dreaming of Julia) - Alemanha / EUA / República Dominicana, 2003
Gênero: Drama
Duração: 104 min
Estúdio/Distrib.: Prisvideo SA
Direção: Juan Gerard
Elenco: Harvey Keitel, Iben Hjejle, Diana Bracho, Gael García Bernal, Gabino Diego, Cecilia Suárez

Sinopse: Cuba, 1958, último ano do regime de Batista. Fidel Castro e os seus revoltosos apoiantes aproximam-se da capital. Na pequena cidade de Holguin, o carismático Che (Harvey Keitel) cuida da família, dando-se bem com as autoridades locais, mas assistindo os rebeldes. Um Rapaz (Andhy Mendez) passa a vida a ver filmes, com a avó. Uma noite, durante a projecção de um filme de Doris Day, a luz falha... Enquanto desperta para o poder mágico do cinema, o jovem apaixona-se pela primeira vez, pela bela Julia (Iben Hjejle), a única americana da comunidade.

Comentário: Bom filme sobre a "revolução" em Cuba. Ao invés de mostrar a linha de fronte, a narração se foca no centro de uma família influente que aos poucos vê se esvaindo tudo o que conquistou. Acuado, o patricarca (ironicamente chamado de "Che"), vivido pelo sempre correto Harvey Keitel, precisa segurar o drama de ver tudo se esavaindo. Bom para quem se interessa por História (com H maiúsculo).

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: