quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Antigos - 13º ao 16º lugar

Classificação de filmes lançados há mais de cinco anos.

13º
Chocolate☼

(Chocolat) - EUA, 2000
Gênero: Drama
Duração: 105 min
Estúdio/Distrib.: Miramax Films
Direção: Lasse Hallström
Elenco: Juliette Binoche, Lena Olin, Johnny Depp, Judi Dench, Alfred Molina

Sinopse: Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em calorosa recepção.

Comentário: Filme que trata com senbilidade a história fabuloso de uma mãe que com sua filha deve percorrer o mundo para ajudar a pessoas a perceberem que a vida não é cinza. Assumindo quase um tom de fábula, o enredo ainda tem um gostinho místico que agrada impreterivelmente boa parte do público. Dá vontade até de conzinhar.


14º
Onze Homens e Um Segredo

(Ocean's Eleven) - EUA, 2001
Gênero: Comédia policial
Duração: 116 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: George Clooney, Brad Pitt, Julia Roberts, Matt Damon, Casey Affleck, Andy Garcia

Sinopse: Danny Ocean é um homem de ação. Apenas 24 horas após deixar a penitenciária de Nova Jersey ele já está pondo em prática seu mais novo plano: assaltar três cassinos de Las Vegas em apenas uma noite, em meio à realização de uma luta que vale o título mundial dos peso-pesados. Para tanto Ocean reúne uma equipe de 11 especialistas a fim de ajudá-lo em seu plano, seguindo sempre três regras básicas: não ferir ninguém, não roubar alguém que realmente não mereça e seguir o plano como se não tivesse nada a perder.

Comentário: Excelente adaptação de Steven Soderbergh ao clássico homônimo. Com humor sutil, roteiro extremamente engenhoso e muita cena de ação, este filme inteligente fez história por resgatar e dar fôlego a um gênero, que começava a ficar relegado a prateleiras menos favorecida. Mas se tente bem para não correr o risco de perder o fio da meada.


15º
Sociedade dos Poetas Mortos
(Dead Poets Society) - EUA, 1989
Gênero: Comédia
Duração: 129 min
Estúdio/Distrib.: Buena Vista Pictures
Direção: Peter Weir
Elenco: Robin Williams, Robert Sean Leonard, Ethan Hawke, Josh Charles, Gale Hansen

Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Comentário: Embora conceituado, é um bom exemplar de filme para a adolescente. Sua vantagem é o texto e a direção perpicaz que consegue captar bem os conflitos internos e externos comuns aos jovens que estão descobrindo a vida. Seu defeito é ter Robin Williams no elenco e suas patetices.


16º
Elizabeth
(Idem) - Inglaterra, 1998
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Estúdio/Distrib.: 20th Century Fox
Direção: Shekhar Kapur
Elenco: Cate Blanchett, Joseph Fiennes, Geoffrey Rush, Christopher Eccleston, Kathy Burke

Sinopse: Inglaterra, 1554. O país está dividido entre católicos e protestantes. Mary Tudor (Kathy Burke) está no poder e uma católica fervorosa, mas tem um tumor que a deixa com os dias contados. Sua meia-irmã, Elizabeth (Cate Blanchett), uma protestante convicta e a primeira na linha de sucessão. Elizabeth levada até a rainha, que tenta fazê-la prometer que o país seguirá o catolicismo. Mas, apesar de poder morrer, Elizabeth diz que será fiel sua consciência. Já no leito de morte de Mary Tudor, o Duque de Norfolk (Christopher Eccleston) tenta fazer em vão com que a rainha assine a pena de morte de Elizabeth que, com a morte de Mary é coroada rainha.

Comentário: Boa reconstrução história e boas interpretações. Destaque para a protagonista, Cate Blanchett. Não há como não ficar extremamente curioso para se saber mais desta figura histórica representa assim que termina o final. Uma boa oportunidade para aprender um pouco mais da história ocidental.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: