quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Antigos - 17º ao 21º lugar

Classificação de filmes lançados há mais de cinco anos.

17º
Mundo Cão (Ghost World - Apredendo a Viver)↑

(Ghost World) - Inglaterra / EUA, 2001
Gênero: Comédia dramática
Duração: 122 min
Estúdio/Distrib.: Metro-Goldwyn-Mayer
Direção: Terry Zwigoff
Elenco: Thora Birch, Scarlett Johansson, Steve Buscemi, Brad Renfro, Illeana Douglas, Bob Balaban

Sinopse: Enid (Thora Birch) e Rebecca (Scarlett Johansson) são duas adolescentes recém-saídas do segundo grau que começam a enfrentar as incertezas da existência. Planejam um futuro, cheio de possibilidades, em que serão sempre amigas, mas logo percebem que a realidade da vida adulta é bem diferente do que imaginavam.

Comentário: Um divertido filme sobre inadequação social juvenil. Até onde iríamos para sair do marasmo e ter uma vida mais emociante? Fisgando bem essa questão, a protoganista, vivida pela desperdiçada e boa atriz Thora Birch, é capaz de qualquer coisa, até viver um amor com alguém mais desajeitado socialmente que ela, para sentir que está viva. Scarlett Johansson, porém, está bem apagada em seu papel.


18º
Garota, Interrompida ↑
(Girl, Interrupted) - Alemanha / EUA, 1999
Gênero: Drama
Duração: 127 min
Estúdio/Distrib.: Columbia Tristar
Direção: James Mangold
Elenco: Winona Ryder, Angelina Jolie, Clea DuVall, Brittany Murphy, Elisabeth Moss, Jared Leto, Jeffrey Tambor


Sinopse: Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen foi diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade", aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos dois anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa, charmosa sociopata que organiza fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomar suas vidas.

Comentário: Um filme memorável, boa adaptação de livro, embora nada tenha de excepcional. Trata com bom gosto questões como loucura e esquizofrênia, sem cair no melodrama descambado. O enredo também não deixa, de certa forma, de surpreender. Destaque para Winona Ryder e Angelina Jolie, que conseguiram imprimir bons papéis em suas carreiras.


19º
Trainspotting – Sem Limites ↑
(Trainspotting) - Inglaterra, 1996
Gênero: Drama
Duração: 96 min
Estúdio/Distrib.: Miramax Films
Direção: Danny Boyle
Elenco: Ewan McGregor, Ewen Bremner, Kevin McKidd, Robert Carlyle, Kelly MacDonald

Sinopse: Em Edimburgo, alguns "amigos" que na verdade são ladrões e viciados, caminham inexoravelmente para o fim desta amizade e, simultaneamente (com exceção de um do bando), marcham para a auto-destruição.

Comentário: Bom exemplar, estre os pares sobre juventude transviada. Um ponto a favor é tratar de classe social mais baixa, da Europa, diferente dos batidos argumentos que invariavelmente tratam de jovens rebeldes e sem causa da classe média americana. Ewan McGregor já dava sinais de que tem talento em certos papéis dramáticos. A maneira de narrar do diretor também se destaca.


20º
Os Embalos de Sábado à Noite ↑
(Saturday Night Fever) - EUA, 1977
Gênero: Musical
Duração: 118 min
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Direção: John Badham
Elenco: John Travolta, Karen Lynn Gorney, Barry Miller, Joseph Cali, Paul Pape, Donna Pescow

Sinopse: Tony Manero é um jovem sem perspectivas de vida, que só vê razão na sua existência quando está em uma pista de dança. Lá ele é o maioral, mas começa a questionar sua vida através da influência de algumas pessoas que o rodeiam.

Comentário: Inovador e divertido. Já considerado um clássico, o filme trouxe novidades na maneira de retratar a diversão da classe operária de Nova York, um caso emblemático de como se comportava a juventude dos anos 70. Além do mais, tem uma trilha sonora inesquescível. Uma boa dica de vídeo para animar um pouco do dia.


21º
Grease – Nos Tempos da Brilhantina ↔
(Grease) - EUA, 1978
Gênero: Musical
Duração: 110 min
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Direção: Randal Kleiser
Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John, Stockard Channing, Jeff Conaway, Barry Pearl

Sinopse: Na Califórnia na década de 50, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados.

Comentário: É um filme típico para adolescentes, com gente já bem crescidinha. Se ganha pela inovação à época em que foi lançado, perde em consistência para espectadores dos dias atuais. Mas não deixa de ser boa diversão, além de ter uma trilha sonora inesquecível.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: