quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 1º ao 4º lugar


Bastardos Inglórios ☼

(Inglourious Basterds) - Alemanha / EUA, 2009
Gênero: Guerra
Duração: 153 min
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: Quentin Tarantino
Elenco: Brad Pitt, Mélanie Laurent, Christoph Waltz, Eli Roth, Michael Fassbender, Diane Kruger, Daniel Brühl

Sinopse: 2ª Guerra Mundial. A França está ocupada pelos nazistas. O tenente Aldo Raine (Brad Pitt) é o encarregado de reunir um pelotão de soldados de origem judaica, com o objetivo de realizar uma missão suicida contra os alemães. O objetivo é matar o maior número possível de nazistas, da forma mais cruel possível. Paralelamente Shosanna Dreyfuss (Mélanie Laurent) assiste a execução de sua família pelas mãos do coronel Hans Landa (Christoph Waltz), o que faz com que fuja para Paris. Lá ela se disfarça como operadora e dona de um cinema local, enquanto planeja um meio de se vingar.

Comentário: Melhor filme do ano porque traz de volta à tona um diretor, Quentin Tarantino, que há muito não fazia um filme tão autoral dentro do esquema industrial-hollywoodiano. Bom roteiro, direção exemplar, atuações perfeitas e principalmente um desfecho genial e de tirar o fôlego faz dele um filme original, criativo e sério candidato a figurar entre os melhores do século.



O Curioso Caso de Benjamin Button
(The Curious Case of Benjamin Button) - EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 166 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Julia Ormond, Faune A. Chambers, Elias Koteas, Donna DuPlantier

Sinopse: Nova Orleans, 1918. Benjamin Button (Brad Pitt) nasceu de forma incomum, com a aparência e doenças de uma pessoa em torno dos oitenta anos mesmo sendo um bebê. Ao invés de envelhecer com o passar do tempo, Button rejuvenesce. Quando ainda criança ele conhece Daisy (Cate Blanchett), da mesma idade que ele, por quem se apaixona. É preciso esperar que Daisy cresça, tornando-se uma mulher, e que Benjamin rejuvenesça para que, quando tiverem idades parecidas, possam enfim se envolver.

Comentário: Este foi um ano de escolhas difíceis entre os primeiros. Confesso que por muito tempo este foi para mim o melhor filme de 2009. Mas depois de me distanciar temporalmente do filme de cima, não pude deixar de colocá-lo em primeiro. A este filme presto a devida homenagem de ter sido o melhor drama do ano. Brad Pitt e Cate Blanchett estão ótimos.



Perfume - A História de Um Assassino
(The Story of a Murderer) - França / Alemanha / Espanha, 2006
Gênero: Drama
Duração: 147 min
Estúdio/Distrib.: Ms
Direção: Tom Tykwer
Elenco: Ben Whishaw, Alvaro Roque, Franck Lefeuvre, Birgit Minichmayr, Sian Thomas

Sinopse: Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Sua mãe é condenada à morte por negligenciá-lo. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes.

Comentário: Se há algo que valorizo muito em um filme é sua capacidade de se desconstruir e me surpreender. É este o caso. Esperando encaminhamento e desfecho diferentes, a cada novo minuto é possível ir se apaixonando por ele. Se não fosse mais antigo, bem que poderia concorrer fortemente ao primeiro lugar.



Há Tanto Tempo Que Te Amo
(Il y a Longtemps Que Je T'aime) - França / Alemanha, 2008
Gênero: Drama
Duração: 117 min
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Philippe Claudel
Elenco: Kristin Scott Thomas, Elsa Zylberstein, Serge Hazanavicius, Laurent Grévill, Frédéric Pierrot

Sinopse: Após 15 anos de ausência e rejeição, Juliette Fontaine (Kristin Scott Thomas) retorna à sua família. Léa (Elsa Zylberstein), sua irmã mais nova, decide abrigá-la em sua casa, onde mora com o marido, as duas filhas e o sogro. Porém aos poucos a causa que fez com que Juliette ficasse tanto tempo afastada volta a atormentá-los.

Comentário: Uma das maiores surpresas do ano. Chegou aos cinemas sem muito estardalhaço, teve pouca propaganda e conseguiu me arrebatar pela sensibilidade, pelo roteiro inteligente e, principalmente, pelas belíssimas atuações. Uma história para se guardar para sempre.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

2 comentários:

Lian Tai disse...

Finalmente alguns filmes que assisti... E Bastardos Inglórios é tudo de bom!

Erika disse...

Lindinho, gostei da escolha para o primeiro lugar. Mas, se eu tivesse feito a lista, teria colocado Desejo e Perigo em segundo. Ou talvez em primeiro mesmo..hehehe. Mas gostei de suas defesas. Beijos!