terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 5º ao 8º lugar


Persépolis ☼

(Persepolis) - França / EUA, 2007
Gênero: Animação / Drama
Duração: 95 min
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi
Elenco: Chiara Mastroianni, Catherine Deneuve, Danielle Darrieux, Simon Abkarian, Gabrielle Lopes

Sinopse: Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Comentário: Atrevo-me a dizer que esta é melhor animação que já vi até hoje. E não estou falando de resolução gráfica e imagética. Com um traço simples, o filme tem uma estética bela, mas habitual. O que realmente importa é narração fabulosa da história verídica de uma mulher que cresceu sob a repressão de um estado e lutou com todas as armas para se libertar.



Não Estou Lá
(I'm Not There) - Alemanha / EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 135 min
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Todd Haynes
Elenco: Cate Blanchett, Christian Bale, Marcus Carl Franklin, Richard Gere, Ben Whishaw, Heath Ledger

Sinopse: Bob Dylan (Christian Bale / Cate Blanchett / Heath Ledger / Marcus Carl Franklin / Richard Gere / Ben Whishaw), ícone musical, poeta e porta-voz de uma geração. Sempre viveu em constante mutação ao longo da vida, especialmente durante os anos 60. Musicalmente, fisicamente, psicologicamente, as alterações do seu personagem público dialogaram com acontecimentos sociais e ocasionaram múltiplas repercussões culturais.

Comentário: Se fala muito que para gostar e, principalmente, entender este filme é preciso ser fã e conhecedor da vida de Bob Dylan. Mas isto não é inteiramente verdade, porque é possível apreciar a poesia em imagens que a narrativa original nos apresenta. Atente para as figuras de linguagem sugeridas a cada novo quadro. Destaque para as pungentes atuações de diferentes atores que dão vida ao cantor.



Inimigos Públicos
(Public Enemies) - EUA, 2009
Gênero: Policial / Épico
Duração: 143 min
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: Michael Mann
Elenco: Christian Bale, Johnny Depp, Channing Tatum, Emilie de Ravin, Leelee Sobieski, Marion Cotillard

Sinopse: Adaptação do romance de Bryan Burrough ambientado nos anos de 1930, no auge da criminalidade, quando agentes do FBI tentam capturar notórios gângsteres americanos como John Dillinger, Baby Face Nelson e Pretty Boy Floyd.

Comentário: Há muito tempo não se fazia um filme de gângster como esse. Johnny Depp, redudantemente, se supera na atuação mais uma vez. Seu John Dillinger é uns dos melhores personagens de cinema no século 21. Outras boas performances estão no filme, com destaque para Marion Cotillard.



Desejo e Perigo
(Se, Jie) - China / EUA / Taiwan, 2007
Gênero: Drama
Duração: 157 min
Estúdio/Distrib.: Focus Features
Direção: Ang Lee
Elenco: Tony Leung Chiu Wai, Wei Tang, Joan Chen, Wang Lee-Hom, Chu Chih-ying

Sinopse: Wang Jiazhi (Wei Tang) é uma jovem chinesa que entra na faculdade durante o período de ocupação japonesa, na 2ª Guerra Mundial. Lá ela participa de um grupo de teatro patriótico, tornando-se rapidamente a artista principal. Entretanto os planos do grupo são mais ambiciosos. Eles decidem assassinar o sr. Yee (Tony Leung Chiu Wai), um colaborador do lado japonês. Wang, então, se transforma em Mak, a fictícia esposa de um mercador. Sua função é se tornar amante do sr. Yee, para facilitar a ação do grupo.

Comentário: Até que ponto o desejo pode chegar? Correndo atrás da resposta, o diretor premiado Ang Lee constrói uma espécie de ensaio sobre sexo e poder, narrando a história de uma aspirante a revolucionária e um poderoso chefão da China no pré-Segunda Guerra. Bom enredo e excelente direção.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: