segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 9º ao 12º lugar


Entre os Muros da Escola ☼

(Entre les Murs) - França, 2007
Gênero: Drama
Duração: 128 min
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Laurent Cantet
Elenco: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille

Sinopse: François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. François busca estimular seus alunos, mas o descaso e a falta de educação são grandes complicadores.

Comentário: Filme inovador não só pela importante temática – a derrocada do sistema educacional – que narra de maneira diferente como é a vida de um professor. Em uma mistura entre realidade e ficção, somos levados aos meandros do mecanismo da educação em um país como a França. Personagens fictícios baseados em reais são vividos pelos próprios inspiradores dos papéis.


10º
A Partida ☼
(Okuribito) - Japão, 2008
Gênero: Drama
Duração: 130 min
Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
Direção: Yojiro Takita
Elenco: Masahiro Motoki, Tsutomu Yamazaki, Ryoko Hirosue, Kazuko Yoshiyuki, Kimiko Yo

Sinopse: Daigo Kobayashi (Masahiro Motoki) tem o sonho de tocar violoncelo profissionalmente. Para tanto se endivida e compra um instrumento, conseguindo emprego em uma orquestra. O pequeno público que comparece às apresentações faz com que a orquestra seja dissolvida. Sem ter como pagar, ele devolve o instrumento e decide morar, com sua esposa Mika (Ryoko Yoshiyuki), em sua cidade natal. Em busca de emprego, ele se candidata a uma vaga bem remunerada sem saber qual será sua função.

Comentário: Um filme louvável entre a parca produção japonesa que chega até o Brasil. Mistura fina sobre a paixão pela música e a finitude da vida, de roteiro simples e comum, mas com grande sensibilidade, excelentes atuações e grande direção. Um verdadeiro ensaio de linguagem póetica sobre a morte.


11º
Império dos Sonhos ☼
(Inland Empire) - EUA / França / Polônia, 2006
Gênero: Experimental
Duração: 172 min
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: David Lynch
Elenco: Laura Dern, Ian Abercrombie, Bellina Logan, Amanda Foreman, Jeremy Irons

Sinopse: No coração de um mistério há uma mulher (Laura Dern) apaixonada e completamente atormentada.

Comentário: Aviso: tenha em mente que este não é um filme para qualquer um. É preciso despreendimento em relação ao olhar acostumado às narrativas lineares e, não raro, previsíveis. Absolutamente nada disso pertence a Império dos Sonhos, do genial David Lynch. Casa abstraia isso e se apreciar um bom cinema, gostará do filme.


12º
Apenas Uma Vez ☼
(Once) - Irlanda, 2006
Gênero: Drama
Duração: 85 min
Estúdio/Distrib.: Fox Searchlight
Direção: John Carney
Elenco: Glen Hansard, Markéta Inglová, Hugh Walsh, Geoff Minogue, Bill Hodnett

Sinopse: Um músico de rua (Glen Hansard) sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe (Markéta Inglová), que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade.

Comentário: Sem quase nada de recursos, o diretor conseguiu realizar um filme meigo e cativante. Com uma narrativa simples, ele conta a história de um encontro casual entre dois músicos, cujos destinos se cruzam por conta da paixão pela música.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: