domingo, 27 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 13º ao 16º lugar

13º
Caramelo ☼

(Sukkar Banat) - Líbano / França, 2007
Gênero: Comédia dramática
Duração: 137 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Nadine Labaki
Elenco: Nadine Labaki, Yasmine Elmasri, Joanna Moukarzel, Gisèle Aouad, Adel Karam

Sinopse: Beirute. Cinco mulheres costumam se encontrar regularmente no salão de beleza Sibelle: Layale (Nadine Labaki), amante de um homem casado e que sonha com o dia em que ele se separará; Nisrine (Yasmine Elmasri), que está prestes a se casar mas não é mais virgem e não sabe como contar isto ao noivo; Rima (Joanna Moukarzel), que sente atração por mulheres; Jamale (Gisèle Aouad), que tem medo de envelhecer; e Rose (Sihame Haddad), que abriu mão de sua vida para cuidar da irmã mais velha.

Comentário: Filme libanês que consegue tratar de maneira muito sensível o universo feminino daquele país. Com um enredo simples, bom roteiro e, especialmente, boas atuações, Caramelo desponta a diretora Nadine Labaki, que também atua na obra, com uma das grandes cineastas do cinema internacional que não sucumbe aos paradigmas do cinema industrial.


14º
O Menino do Pijama Listrado

(The Boy in the Stripped Pyjamas) - Inglaterra / EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 94 min
Estúdio/Distrib.: Miramax Films
Direção: Mark Herman
Elenco: Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill, Vera Farmiga

Sinopse: TBruno (Asa Butterfield), 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada.

Comentário: Fruto da adaptação de um romance best-seller, este filme foge à regra da maioria das adaptações, que são sofríveis, e consegue surpreender. É possível elogiar, por exemplo, a destreza com que a perspectiva do menino, tão cara ao livro, é também transposta ao audiovisual. Sem contar o mérito de não diminuir a carga dramática do livro.


15º
Gran Torino
(Idem) - EUA / Austrália, 2008
Gênero: Drama
Duração: 116 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Clint Eastwood, Christopher Carley, Bee Vang, Ahney Her, Brian Haley

Sinopse: Walt Kowalski (Clint Eastwood) é um inflexível veterano da Guerra da Coréia, que está agora aposentado. Para passar o tempo ele faz consertos em casa, bebe cerveja e vai mensalmente ao barbeiro (John Carroll Lynch). Sua vida é alterada quando passa a ter como vizinhos imigrantes hmong, vindos do Laos, os quais Walt despreza. Ressentido e desconfiando de todos, Walt apenas deseja passar o tempo que lhe resta de vida.

Comentário: Trata-se de um Clint Eastwood legítimo, embora menor em relação aos anteriores. Mesmo sem estar em plena forma como diretor – como ator ele novamente está irrepriensível –, Eastwood constrói um enredo sobre a xenofobia americana com a sensibilidade e olhos de quem escreve boas poesias.


16º
O Leitor
(The Reader) - EUA / Alemanha, 2008
Gênero: Drama
Duração: 124 min
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Direção: Stephen Daldry
Elenco: Ralph Fiennes, David Kross, Jeanette Hain, Kate Winslet, Susanne Lothar

Sinopse: Na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial o adolescente Michael Berg (David Kross) se envolve, por acaso, com Hanna Schmitz (Kate Winslet), uma mulher que tem o dobro de sua idade. Apesar das diferenças de classe, os dois se apaixonam e vivem uma bonita história de amor. Até que um dia Hanna desaparece misteriosamente. Oito anos se passam e Berg, então um interessado estudante de Direito, se surpreende ao reencontrar seu passado de adolescente quando acompanhava um polêmico julgamento por crimes de guerra cometidos pelos nazistas.

Comentário: Este filme, com o qual, enfim, Kate Winslet realizou sua obsessão de ganhar um Oscar (com louvor, reconheça-se), é um bom exemplo de que adaptações de livros às telonas são, sim, possíveis de serem realizadas com sucesso. Além das boas atuações e da boa direção, ainda há que se destacar o excelente roteiro, entre o suspense e o drama.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: