quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 29º ao 32º lugar

29º
O Lavador de Almas ↑

(Pierrepoint) - Inglaterra, 2005
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Direção: Adrian Shergold
Elenco: Timothy Spall, Juliet Stevenson, Eddie Marsan, Cavan Clerkin, James Corden

Sinopse: Albert Pierrepoint (Timothy Spall) tentou evitar, mas terminou seguindo os passos de seu pai e tornou-se carrasco em 1934. Aos poucos seu conceito cresce, devido ao uso sofisticado e frio de seus métodos, o que o faz ser o mais respeitado e temido carrasco da Inglaterra. Quando abandonou a profissão, em 1956, Pierrepoint tinha mais de 600 execuções em seu currículo.

Comentário: Filme de grande sensiblidade de Adrian Shergold, conta a história de um homem honrado que de repente se torna uma celebridade por ser o carrasco que dá uma morte digna a condenados à pena de morte. O ator Timothy Spall, desconchecido do grande público, mais uma vez faz ser papel com excelência.


30º
O Bom Pastor ↑
(The Good Shepherd) - EUA, 2006
Gênero: Drama
Duração: 137 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Robert De Niro
Elenco: Matt Damon, Angelina Jolie, Alec Baldwin, Tammy Blanchard, Billy Crudup

Sinopse: Desde sua trágica infância Edward Bell Wilson (Matt Damon) aprendeu a ser discreto e ter compromisso com a honra. Em 1939, quando era aluno da Universidade de Yale, foi recrutado para participar da sociedade secreta Skull and Bones, uma fraternidade voltada para desenvolver futuros líderes mundiais. Sua mente afiada, a reputação irretocável e sua crença nos valores americanos o tornaram o candidato ideal para uma carreira na Inteligência.

Comentário: Robert De Niro confirma que além de ser um excelente ator é também um grande diretor. Dirigindo Matt Damon, sempre irrepreensível, ele nos apresenta um filme denso, cheio de estratagemas, em um roteiro bastante inteligente.


31º
Cloverfield - O Monstro ↑
(Cloverfield) - EUA, 2008
Gênero: Ação / Suspense
Duração: 85 min
Estúdio/Distrib.: Paramount
Direção: Matt Reeves
Elenco: Lizzy Caplan, Jessica Lucas, T.J. Miller, Michael Stahl-David, Mike Vogel

Sinopse: Rob Hawkins (Michael Stahl-David) mora em Nova York e está prestes a se mudar para o Japão. Ele reúne os amigos em uma festa de despedida, na qual pretende revelar sentimentos mal-resolvidos. Entretanto um forte solavanco assusta os convidados. Todos buscam notícias sobre o ocorrido na TV, que diz que a cidade sofreu um terremoto. Ao chegar ao terraço para ver os estragos o grupo nota uma bola de fogo gigante, seguida pela queda de luz na cidade. O pânico toma conta de todos.

Comentário: A exemplo de Bruxa de Blair, o grande mérito deste filme de história batida, é inovar no quesito linguagem cinematográfica. Há que se reconhecer que o gênero ficou mais saboroso, com esta história contada de uma maneira original: são os personagens que filmam a história.


32º
O Segredo de Vera Drake ↑
(Vera Drake) - Inglaterra, 2004
Gênero: Drama
Duração: 125 min
Estúdio/Distrib.: New Line Cinema
Direção: Mike Leigh
Elenco: Imelda Staunton, Richard Graham, Eddie Marsan, Anna Keaveney, Alex Kelly

Sinopse: Londres, 1950. Vera Drake (Imelda Staunton) mora com seu marido Stan (Philip Davis) e seus filhos já crescidos, Sid (Daniel Mays) e Ethel (Alex Kelly). Eles não são ricos, mas formam uma família feliz e unida. Vera trabalha como faxineira e Stan é mecânico na oficina de seu irmão. Porém, Vera mantém uma atividade paralela que esconde do resto da família: sem aceitar pagamento, ajuda jovens mulheres a abortarem.

Comentário: Mike Leigh imprime neste drama inglês uma história simples, mas inteligentemente contada. Seu grande segredo é Imelda Staunton, uma atriz excepcional que consegue dar à aparetemente inocente mulher a aura de quem esconde algo muito importante, que assim que revelado vai mudara vida de toda sua pacata família.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: