terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 33º ao 36º lugar

33º
Milk - A Voz da Igualdade ↑

(Milk) - EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 128 min
Estúdio/Distrib.: Paramount
Direção: Gus Van Sant
Elenco: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, James Franco

Sinopse: Início dos anos 70. Harvey Milk (Sean Penn) é um nova-iorquino que, para mudar de vida, decidiu morar com seu namorado Scott (James Franco) em San Francisco, onde abriram uma pequena loja de revelação fotográfica. Disposto a enfrentar a violência e o preconceito da época, Milk busca direitos iguais e oportunidades para todos, sem discriminação sexual.

Comentário: Sean Penn dá vida com sensibilidade ao militante gay que consegue se tornar o primeiro assumido a conquistar um cargo eleitivo no EUA, principalmente por defender causas gays. Infelizmente, o filme cai na armadilha de romantizar demais o personagem histórica e ele perde um pouco em nuances humanas.

34º
No Vale das Sombras ↑
(In the Valley of Elah) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 127 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Paul Haggis
Elenco: Tommy Lee Jones, Charlize Theron, Jason Patric, Susan Sarandon, James Franco

Sinopse: No 1º fim de semana após retornar do Iraque, Mike Deerfield (Jonathan Tucker) desaparece. Ele passa a ser considerado como foragido do exército, com seus pais, Hank (Tommy Lee Jones) e Joan (Susan Sarandon), sendo informados. Ao saber do caso Hank, que é um ex-policial militar, decide partir em busca do filho. Ele recebe a ajuda da detetive Emily Sanders (Charlize Theron).

Comentário: Charlize Theron mosta a que veio. Ao lado do sempre competente Tommy Lee Jones, ela é o porto seguro da trama que retrata o drama de um pai com a consciência pesada que investiga por conta própria a misteriosa morte do filho. Charlize é, com presteza, uma detetive que sofre pelo preconceito de ser mulher em um meio machista e que sabe que ele tem muito a contribuir nas investigações.


35º
Fatal ↑
(Elegy) - EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 113 min
Estúdio/Distrib.: Ms
Direção: Isabel Coixet
Elenco: Penélope Cruz, Ben Kingsley, Sonja Bennett, Patricia Clarkson, Antonio Cupo, Michelle Harrison


Sinopse: David Kepesh é um senhor já na casa dos 70 anos de idade. Professor universitário, um intelectual nato, Kepesh é cria da libertação cultural e sexual dos anos 1960. Orgulha-se, nesse sentido, pela sua capacidade de seduzir suas alunas. É um típico caçador à espreita de suas presas, mas que o destino irá transformá-lo em caça. A responsável por isso é Consuela Castillo, uma refinada estudante de 24 anos, filha de ricos cubanos exilados.

Comentário: Ben Kingsley e Penélope Cruz mostram neste filme porque são excelentes atores. Com todas as nuances exigidos em um bom drama, o filme retrata um professor que esta diante de um dilema que nunca antes teve em sua vida: ele quer a mulher que o suduziu, mas há algo que nela que o deixa desajustado. Um tema tratado com maestria da ótima diretora Isabel Coixet.


36º
Sob o Efeito da Água ↑
(Little Fish) - Austrália, 2005
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Estúdio/Distrib.: Pandora Filmes
Direção: Rowan Woods
Elenco: Cate Blanchett, Sam Neill, Hugo Weaving, Martin Henderson, Noni Hazlehurst, Dustin Nguyen, Joel Tobeck

Sinopse: Em Little Saigon, distrito nos arredores de Sidney (Austrália), Tracy Heart (Cate Blanchett) tenta esquecer fatos do passado e se recuperar do vício em heroína. Além da convivência complicada com a família, o retorno inesperado de seu ex-namorado só prejudica a situação. E se agrava quando ela se depara com o submundo das drogas.

Comentário: Cate Blanchett, embora em um papel de menor destaque na carreira, é muito competente ao dar vida a uma ex-drogada que luta avassaladoramente contra a dependência química. Além disso, o filme discute como o sistema em nós vivemos pode levar a uma vida sem motivação, quando a frustração em relação ao dinheiro (a finalidade de tudo) é latente.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: