segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 37º ao 40º lugar

37º
O Guerreiro Genghis Khan ↑
(Mongol) - Cazaquistão / Rússia / Mongólia / Alemanha, 2007
Gênero: Drama histórico
Duração: 126 min
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Sergei Bodrov
Elenco: Tadanobu Asano, Honglei Sun, Khulan Chuluun, Aliya, Ba Sen, Amadu Mamadakov, Ying Bai, He Qi, Sun Ben Hon

Sinopse: Reconstituição dos primeiros anos de vida de Genghis Khan, que ainda muito cedo foi escravo antes de se tornar um dos maiores conquistarores de todos os tempos. Ele chegou a dominar metade do mundo conhecido até então, incluindo a Rússia no ano de 1206.

Comentário: - O ritmo é ao mesmo tempo lento e com grandes pulos no tempo de um período para o outro. Mas se você abstrair essa diferença em relação ao que estamos acostumados, falando de cinema hollywoodiano, terá uma bela história desse importante personagem.


38º
Che ↑
(Che: Part One) - EUA / França / Espanha, 2008
Gênero: Drama
Duração: 126 min
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Benicio del Toro, Demián Bichir, Julia Ormond, Rodrigo Santoro, Maria Isabel Díaz

Sinopse: 26 de novembro de 1956. Fidel Castro (Demián Bichir) viaja do México para Cuba com oito rebeldes, entre eles Ernesto "Che" Guevara (Benicio Del Toro) e seu irmão Raul (Rodrigo Santoro). Guevara era um médico argentino, que tinha por objetivo ajudar Castro a derrubar o governo de Fulgêncio Batista. Ao chegar ele logo se integra à guerrilha, participando da luta armada mas também cuidando dos doentes. Aos poucos ele ganha o respeito de seus companheiros, torna-se um dos líderes da revolução que está por vir.

Comentário: De início este filme pode parecer um emaranhando complicado em que Steven Soderbergh nos enrola. Mas quem tiver a capacidade entender a pequena complexidade narrativa a que ele nos impõe, vai descobrir um filme magistral sobre este personagem histórico tão fortemente mitificado.


39º
Mandela - A Luta pela Liberdade ↑
(Goodbye Bafana) - Alemanha / França / Bélgica / África do Sul / Itália / Inglaterra / Luxemburgo, 2007
Gênero: Drama
Duração: 140 min
Estúdio/Distrib.: Europa Filmes
Direção: Bille August
Elenco: Joseph Fiennes, Dennis Haysbert, Diane Kruger, Shiloh Henderson, Patrick Lyster

Sinopse: James Gregory (Joseph Fiennes) é um típico branco sul-africano, que enxerga os negros como seres inferiores, assim como a maioria da população branca que vivia na África do Sul sob o apartheid dos anos 60. Crescido no interior, ele fala bem o dialeto Xhosa. Exatamente por isso, não é um carcereiro comum: atua, na verdade, como espião do governo com a missão de repassar informações do grupo de Nelson Mandela (Dennis Haysbert) para o serviço de inteligência.

Comentário: Não espere a cinebiografia de Nelson Mandela e gostará. O fato, que o para uns faz deste um filme menor, porém, é importante para diferenciá-lo. Ao contrário do que sugere o título em português, o personagem principal do filme é o carcereiro vivido pelo competente Joseph Fiennes, que vive o conflito entre suas convicções éticas e o preconceito latente da época do apartheid na África do Sul.


40º
Tinha Que Ser Você ↑
(Last Chance Harvey) - EUA / Inglaterra, 2009
Gênero: Romance
Duração: 92 min
Estúdio/Distrib.: Imagem Filmes
Direção: Joel Hopkins
Elenco: Dustin Hoffman, Emma Thompson, Eileen Atkins, Kathy Baker, Liane Balaban

Sinopse: Harvey Shine (Dustin Hoffman) é um compositor de jingles que está com o emprego em risco. Em um fim de semana ele viaja a Londres para acompanhar o casamento de Susan (Liane Balaban), sua filha, mas precisa estar de volta a Nova York na segunda. Ao chegar Harvey descobre que Susan escolheu Brian (James Brolin), seu padrasto, para levá-la ao altar. Lá conhece Kate (Emma Thompson), funcionária do Departamento de Estatísticas Nacionais que se sensibiliza por ele.

Comentário: Dustin Hoffman e Emma Thompson são o motivo pelo qual você deve assistir este filme. Confesso que filmes de romance geralmente me chateiam, mas os protagonistas deste dão o típico show que acaba lhe arrebatando. Trata-se de um filme simples, sem muita surpresa, mas com excelentes atuações.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: