domingo, 20 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 41º ao 44º lugar

41º
A Duquesa ↑

(The Duchess) - Inglaterra / Itália / França, 2008
nero: Drama
Duração: 110 min
Estúdio/Distrib.: Paramount
Direção: Saul Dibb
Elenco: Ralph Fiennes, Charlotte Rampling, Dominic Cooper, Hayley Atwell, Simon McBurney

Sinopse: Georgiana Spencer (Keira Knightley) casou-se aos 18 anos com o Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), que queria a todo custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa de Devonshire, logo Georgiana demonstrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto ela não conseguia dar ao duque um filho, com todas as suas tentativas de ficar grávida resultando em abortos ou em filhas. Isto faz com que o relacionamento entre eles se deteriore, pouco a pouco.

Comentário: Boa surpresa para um filme que retrata uma personagem histórica. Mesmo que caia na indefectível tentação de romantizar e tornar a personagem-título em uma heroína, seu grande trunfo é saber lidar bem com as nuances que uma rica personagem como essa tem.


42º
Memórias de Uma Gueixa ↑
(Memoirs of a Gueisha) - EUA, 2005
Gênero: Drama
Duração: 145 min
Estúdio/Distrib.: Columbia Pictures
Direção: Rob Marshall
Elenco: Zhang Ziyi, Ken Watanabe, Michelle Yeoh, Youki Kudoh, Kaori Momoi

Sinopse: Chiyo (Suzuka Ohgo) foi vendida a uma casa de gueixas quando ainda era menina, em 1929, onde é maltratada pelos donos e por Hatsumomo (Gong Li), uma gueixa que tem inveja de sua beleza. Acolhida por Mameha (Michelle Yeoh), a principal rival de Hatsumomo, Chiyo ao crescer se torna a gueixa Sayuri (Zhang Ziyi).

Comentário: Filme que mostra de maneira quase poética como era a formação de uma gueixa no Japão, antes das Grandes Guerras. Mas se gera lindas imagens, que por si só valem a investida, o filme tem pequeno problema: no afã de agradar o público do “final feliz” perde um pouco da boa toada com que vinha até o final.


43º
Margot e o Casamento ↑
(Margot at the Wedding) - EUA, 2007
Gênero: Drama
Duração: 91 min
Estúdio/Distrib.: Scott Rudin Productions
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Zane Pais, Susan Blackwell, Nicole Kidman, Jack Black, Flora Cross, Jennifer Jason Leigh, Seth Barrish

Sinopse: Margot decide visitar a irmã Pauline quando esta anuncia que irá se casar com Malcolm. Imediatamente as irmãs se vêem numa tempestade de amoções, deixando para trás todas as desavenças e revelando segredos de família nunc antes revelados.

Comentário: A princípio este filme parece um Frankstein, com Jack Black (comédia) e Nicole Kidman (drama) juntos em um enredo improvável. Mas é justamente deste encontro improvável que nasce um bom filme, que se destaca no gênero misto “comédia dramática”, que tem se mostrado cada vez mais produtivo e melhor.


44º
Cinturão Vermelho ↑
(Redbelt) - EUA, 2008
Gênero: Drama
Duração: 99 min
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: David Mamet
Elenco: Chiwetel Ejiofor, Tim Allen, Alice Braga, Rodrigo Santoro, Emily Mortimer, Joe Mantegna

Sinopse: Mike Terry (Chiwetel Ejiofor) é um professor de jiu-jitsu que evitou o circuito de premiação, preferindo cuidar de uma academia de defesa pessoal e seguir o código de um samurai. Ele e sua esposa Sondra (Alice Braga) lutam para manter o negócio em funcionamento, mesmo que renda o mínimo possível.

Comentário: Boa surpresa de David Mamet, com os brasileiros Alice Braga e Rodrigo Santoro no elenco. Se é verdade que só produzimos boas obras de ficção falando de assuntos sobre o qual temos envolvimento, Mamet dá mais um argumento para tal quando fala do jiu-jitsu, assunto deste bom filme.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: