sábado, 5 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Antigos - 5º ao 8º lugar

Classificação de filmes lançados há mais de cinco anos.


Gritos e Sussurros ☼

(Viskningar Och Rop) - Suécia, 1972
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Estúdio/Distrib.: New World Pictures
Direção: Ingmar Bergman
Elenco: Harriet Andersson, Kari Sylwan, Ingrid Thulin, Liv Ullmann, Anders Ek

Sinopse: Em uma casa no campo uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravaza seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa.

Comentário: Com sua linguagem inovadora e própria, Bergman consegue mais uma vez criar um clássico inquietante. Mas não se trata de uma obra para qualquer um (pelo contrário, não é difícil despertar a ojeriza da maior parte do público). Mas é um filme obrigatório para qualquer amante de cinema, assim como Morangos Silvestres, do mesmo diretor.



A Lista de Schindler☼
(The Schindler's List) - EUA, 1993
Gênero: Drama
Duração: 195 min
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Liam Neeson, Ben Kingsley, Ralph Fiennes, Caroline Goodall, Jonathan Sagall

Sinopse: A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Comentário: Talvez um tanto megalomaníaco, assim como muitos projetos de Spielberg, mas mesmo assim um dos clássicos que não podem faltar na lista de quem admira cinema. Com narrativa envolvente e fotografia excepcional, o filme tem outro bom argumento: conta a diferente história de um industrial que ascendeu ainda mais graças ao nazismo e ainda sim se sensibilizou com o Holocausto.



O Iluminado
(The Shining) - EUA, 1980
Gênero: Suspense
Duração: 144 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson

Sinopse: Durante o inverno, um homem (Jack Nicholson) contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado e vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo

Comentário: Peça ímpar do gênero suspense, do genial Stanley Kubrick. Ao contrário dos similares genéricos feitos hoje, este filme é um verdadeiro exemplo de como a manipulação da tensão pode ser feita de maneira inteligente e ainda sim simples. É angustiante não saber que vem logo em seguida.



O Silêncio dos Inocentes ☼
(The Silence of the Lambs) - EUA, 1991
Gênero: Suspense
Duração: 114 min
Estúdio/Distrib.: Orion Pictures
Direção: Jonathan Demme
Elenco: Anthony Hopkins, Jodie Foster, Lawrence A. Bonney, Kasi Lemmons, Lawrence T. Wrentz

Sinopse: Agente do FBI (Jodie Foster) destacada para encontrar assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um periogoso psicopata (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Comentário: Inteligente adaptação de livro homônimo que consegue reproduzir a mesma qualidade de terror e manipulação psicológica geralmente mais bem conduzida na literatura. Cerca de 90% do mérito por isso pode ser creditado a Antony Hopkins, que dá vida ao canibal Hannibal, e às mãos hábeis do diretor Jonathan Demme. Os diálogos são afiadíssimos.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Um comentário:

Deire Assis disse...

Rodrigo, ainda bem que você existe! rs.

Algumas coisas me impressionam muito. Algumas delas:
- Sua capacidade de fazer desse blog um lugar tão, mas tão organizado!;
- Sua capacidade, apesar de tão jovem, de apreciar delícias como "Embalos de sábado à noite" e "nos tempos da brilhantina".

Espetáculo isso aqui! E sempre espero suas listas.