sábado, 26 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 17º ao 20º lugar

17º
Peões ↑

Brasil, 2004
Gênero: Drama
Duração: 122 min
Estúdio/Distrib.: Videofilmes
Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Maria Socorro Morais Alves, José Alves Bezerra, Zacarias Feitosa de Morais, José Gonçalo Araripe "Zé Pretinho", Joaquim de Souza Lima

Sinopse: A história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Lula e dos rumos do país.

Comentário: Eduardo Coutinho consegue, mais uma vez, desenhar um documentário que conta histórias interessantes e com sensibilidade e resvala ainda na história do sindicalista mais conhecido do Brasil: o presidente Lula.


18º
O Desinformante ↑
(The Informant!) - EUA, 2009
Gênero: Comédia
Duração: 108 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: Steven Soderbergh
Elenco: Matt Damon, Lucas McHugh Carroll, Eddie Jemison, Rusty Schwimmer, Craig Ricci Shaynak

Sinopse: Mark Whitacre (Matt Damon) é um executivo que consegue uma rápida ascensão na Archer Daniels Midland. Ele se torna um informante do governo, denunciando uma conspiração para formação de cartel na empresa em que trabalha. Whitacre acredita que, agindo desta forma, se tornará um herói da nação e conseguirá uma promoção. Só que o FBI exige provas, o que faz com que ele aceite usar um microfone escondido e um gravador em sua pasta.

Comentário: Steven Soderbergh mais uma vez consegue fazer com competência a mistura entre thriller e humor, que faz o espectador oscilar entre a tensão e as gargalhadas. A destreza é ainda mais louvável se levarmos em conta que esta é a adaptação de um livro que conta uma história real.


19º
A Verdade Nua e Crua ↑
(The Ugly Truth) - EUA, 2009
Gênero: Comédia romântica
Duração: 97 min
Estúdio/Distrib.: Sony Pictures
Direção: Robert Luketic
Elenco: Katherine Heigl, Gerard Butler, Bree Turner, Eric Winter, Nick Searcy, Jesse D. Goins, Cheryl Hines

Sinopse: Produtora (Heigl) de um programa de TV sobre casos amorosos está insatisfeita e totalmente confusa com as idéias chauvinistas de seu correspondente (Butler), que quer a todo custo provar suas teorias sobre relacionamentos e ainda encontrar um amor para ela. As táticas dele, no entanto, os colocam diante de um resultado completamente inesperado.

Comentário: Este filme é um cala boca para todos os que acreditam que comédia que beira o pastelão não pode alcançar o patamar de bom filme. Despretenciosamente, ele leva o espectador a uma experiência divertida, especialmente pelo excelente texto. Mas não se pode esquecer que o grande trunfo deste filme é mesmo Katherine Heigl, talentosa e carismática.


20º
Segredos Íntimos ↑
(Ha-Sodot) - Israel / França, 2007
Gênero: Drama
Duração: 120 min
Estúdio/Distrib.: Paris Filmes
Direção: Avi Nesher
Elenco: Fanny Ardant, Ania Bukstein, Michal Shtamler, Adir Miller, Guri Alfi

Sinopse: Noemi (Ania Bukstein) é a dedicada filha de um rabino, que consegue convencer seu pai a adiar o casamento para que possa estudar em um seminário judeu. Nele ela conhece Michel (Michal Shtamler), uma jovem teimosa e espontânea com quem faz amizade. Um dia as duas conhecem Anouk (Fanny Ardant), uma estrangeira que possui um passado perturbador.

Comentário: Bonito filme israelense que conta a história do amor inocentemente descoberto entre duas moças judias ortodoxas. De quebra ainda temos a volta da francesa Fanny Ardant às telas, o que ajudar ainda mais a formação de um trio que alça o filme à condições de um dos melhores dos lançamentos do ano no Brasil.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Um comentário:

Lian Tai disse...

Taí um verdadeiro cinéfilo! Nem consigo comentar, pois não assisti a nenhum desses filmes!! ;P