domingo, 13 de dezembro de 2009

Ranking Filmes Atuais - 69º ao 72º lugar

69º
Harry Potter e o Enigma do Príncipe ↔
(Harry Potter and the Half-Blood Prince) - Inglaterra / EUA, 2009
Gênero: Aventura
Duração: 140 min
Estúdio/Distrib.: Warner Bros
Direção: David Yates
Elenco: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Alan Rickman, Helena Bonham Carter, Jim Broadbent, Robbie Coltrane

Sinopse: Enquanto comemora seis anos como aluno da escola Hogwarts, Harry Potter descobre um antigo livro com uma misteriosa mensagem: "Este livro pertente ao príncipe sangue-ruim" (Half-Blood, que na história se refere aqueles que têm sangue meio bruxo, meio trouxa). Ao ler aquilo, Harry começa a aprender um pouco mais sobre o passado sombrio de Lord Voldemort.

Comentário: Talvez seja o mais sem-graça de todos os filmes da série. Como já era tendência desde o filme passado, Harry Potter perdeu novamente muitos pontos quando se fala em adaptação para a telona. Tomara que não seja assim com os dois próximos (e, ufa!, últimos).


70º
Milagre em Sant'Ana ↔

(Miracolo a Sant'Anna) - EUA / Itália, 2008
Gênero: Drama
Duração: 160 min
Estúdio/Distrib.: California Films
Direção: Spike Lee
Elenco: Derek Luke, Michael Ealy, Laz Alonso, Omar Benson Miller, Pierfrancesco Favino, Valentina Cervi, Matteo Sciabordi, John Turturro

Sinopse: Adaptação do romance de James McBride, ambientado durante a Segunda Guerra, que conta a história de quatro soldados americanos que fazem parte da 92º Divisão Buffalo Soldier, formada apenas por negros. Baseados na Toscana, Itália, em 1944, esses quatro homens caem numa armadilha preparada pelos nazistas. E acabam se separando quando um deles decide arriscar sua própria vida para salvar um garotinho italiano.

Comentário: Boa história e boas interpretações, peca ao descambar para muitos recursos exageradamente melodramáticos. É que o diretor Spike Lee erra um pouco a mão no açúcar, passando da conta com o ingrediente. É, ainda, um daqueles filmes que se tirassem meia hora seria bem melhor.


71º
Uma Noite no Museu 2 ↔
(Night at the Museum 2: Battle of the Smithsonian) - EUA / Canadá, 2009
Gênero: Comédia / Aventura
Duração: 105 min
Estúdio/Distrib.: Fox Films
Direção: Shawn Levy
Elenco: Ben Stiller, Amy Adams, Owen Wilson, Hank Azaria, Robin Williams), Christopher Guest, Alain Chabat

Sinopse: Assim como no primeiro filme, Ben Stiller volta nessa sequência no papel do vigia de museu Larry Daley. Mas dessa vez a ação se dá no museu Smithsonian de Washington, na capital dos EUA, onde ganham vida personalidades da história americana - entre eles presidentes, Amelia Earhart (Amy Adams), uma das pioneiras da aviação; além de um improvável faraó, Kah Mun Rah (Hank Azaria).

Comentário: Um filme divertido tanto quanto o primeiro, do qual mantém o nível. Ao contrário da maioria dos seus filmes, em que sempre vive um tipo pateta, Ben Stiller mais uma vez está aceitável na interpretação de um guarda-nortuno (que agora virou empresário) que incentiva idas a museus.


72º
Elizabeth - A Era de Ouro ↔
(The Golden Age) - Inglaterra / França, 2007
Gênero: Drama
Duração: 114 min
Estúdio/Distrib.: Universal Pictures
Direção: Shekar Khapur
Elenco: Cate Blanchett, Jordi Mollá, John Shrapnel, Geoffrey Rush, Susan Lynch, Samantha Morton

Sinopse: Inglaterra, 1585. Elizabeth I (Cate Blanchett) está quase há três décadas no comando da Inglaterra, mas ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Simultaneamente a Europa passa por uma fase de catolicismo fundamentalista, que tem como testa-de-ferro o rei Felipe II (Jordi Mollá), da Espanha.

Comentário: Muito diferente do primeiro filme, dez ano mais velho, este é uma piração na mão do mesmo diretor. Se o primeiro se deteve em uma narração mais clara, até mesmo mais fiel à história, este aqui descambou para a megalomania-dos-que-se-esquecem-do-bom-roteiro.

***
Não está entendendo este post? Clique aqui

Nenhum comentário: