terça-feira, 21 de abril de 2009

Quatro anos de ‘Sobre Algumas Histórias’: da ingenuidade à nulidade

Conclusão: sou (ou fui por muito tempo) um blogueiro relapso. No quesito quantidade.

Hoje comemoro exatamente 4 anos deste blog e começo este post pela conclusão, estimado leitor. Em comemoração e para fazer um balanço, banquei o estatístico e me debrucei sobre números. Também avaliei a qualidade do escrevi e o quanto mudei. O resultado vai a seguir.

Transformações no blog
No quesito qualidade (ou falta dela) este blog teve perfis diferentes, mudando conforme as alterações do humor do autor. O layout mudou muito até chegar ao atual, mais leve e menos cansativo. Os textos ficaram menos carregados, embora a maioria continue grande.

Em 21 de abril de 2005, eu era um estudante do 7º período de jornalismo. Tinha um texto pobre e prolixo. Hoje, consegui me adaptar. O primeiro post dizia que eu entrava para blogosfera "atendendo a pedidos em uma tentativa (espero que não frustada!) de me fazer escutar pelos bits da rede mundial". Pretensioso.

De lá para cá, não foram poucas as transformações no meu jeito de blogar. Fiz deste espaço diário de bordo, divã de desabafo, mural de comentários maldosos, tentativa frustrada de fazer jornalismo convencional, tentativa apaixonada de fazer jornalismo literário.

E enjoei de tudo. Hoje escrevo o que dá na telha, passei a brincar mais e deixei de levar a sério. Nunca deu tão certo e nunca estive mais à vontade.

Sempre pensei que tinha de dar uma linha editorial para o blog. Claro que com o tempo e a maturidade, desisti. Olhando para trás, hoje, vejo o quanto posso ser medíocre, criativo, passional e racional.

Transformações em mim
Durante este tempo deixei de ser universitário, fiz estágio, arrumei um namoro (agora já são três anos), me tornei jornalista, arrumei um emprego, fiz especialização. Também me mudei de apartamento e de bairro, passei a pagar todas as minhas contas e algumas de casa.

Sai do Brasil pela primeira vez. Conheci cidades novas do país nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Alagoas, Mato Grosso do Sul e Amazonas. Planejei viagens longínquas para breve.

Comprei mais roupas por conta própria (diferente de antes, quando só minha mãe comprava), frequentei a academia em três períodos distintos, entre idas e vindas. Piorei a qualidade da minha alimentação, engordei 18 quilos, perdi de vez qualquer indício de cor. Mas falei pouco disso.

Aliás, as assuntos dos posts em geral foram narcísicos, embora também tenha feito muito post para dar minha mísera opinião sobre os mais variados assuntos. Filosofia de boteco sempre foi meu forte.

No balanço, consigo ver um porta-retrato, em textos, do que fui e para onde caminhei até aqui.

Números
Em quatro anos foram 130 postagens (incluindo esta), em 1461 dias. Uma postagem a quase onze dias, em média. O último ano (sempre levando como marco o dia 21 de abril) foi sem dúvida o mais produtivo. Já o anterior... Veja:

2005-2006 = 26 posts
2006-2007= 11 posts
2007-2008 = 6 posts
2008-2009 = 87 posts

No total, recebi 510 comentários. Um a quase cada três dias. Quase quatro a cada post. Exatos 146 deles foram em um só post, de 6 de agosto de 2005, em que uma tal campanha foi empreendida para que eu atualizasse. O segundo mais comentado, sobre quatro meses do meu namoro, teve 15 participações. Veja os comentários por ano:

2005-2006 = 288 comentários
2006-2007= 61 comentários
2007-2008 = 17 comentários
2008-2009 = 144 comentários

Desde 21 de julho de 2008, quando instalei marcadores de visitas, foram 3.455 visitas (com 4.755 vizualizações de páginas), de acordo com o site Sitemeter. É uma média de mais de 12 visitas por dia no período.

De lá para cá, se passaram 274 dias, que representam 18,75% do tempo de existência do blog. Se fosse possível fazer projeção proporcional e se as visitas se mantiveram na mesma frequência, desde 21 de abril de 2005 foram 18.427 visitas. O que é impossível de saber na real, é claro, já que as visitas são sazonais.

Segundo o Google Analytics, frequetaram o blog 311 computadores de destinos diferentes. Ainda conforme o mesmo mediador (que é mais completo), desde 21 de julho passado, cerca de 523 sites diferentes trouxeram visitas para cá. Levando-se me conta os computadores diferentes que acessaram o site, vieram:

- 196 visitas do Google.
- 90 diretas (a pessoa digita o endereço, sem clicar em link)
- 68 do site erikalettry.blogspot.com
- 40 do site blogger.com
- 30 do site deireassis.blogspot.com, entre outros.

Já segundo o site Feedjit, na proporção de visitas recebidas de todas as partes do mundo, o pódio é, obviamente, brazuca:

Brasil - 88% das visitas
Portugal - 7%
Angola - 2%
Espanha - 2%
Itália - 1%

Também de acordo com o Feedjit, os posts mais acessados foram:

Sobre Algumas Histórias (página principal): 52% das visitas
Sobre Algumas Histórias: Ranking Filmes Atuais - 28º ao 30º lugar: 4%
Sobre Algumas Histórias: Quem sou eu e por que escolhi o jornalismo como profissão: 3%
Sobre Algumas Histórias: Ranking Livros – Parte 2 – Os melhores: 3%
Sobre Algumas Histórias: Lista Filmes 2008: 3%
Sobre Algumas Histórias: Xuxa: "Tenho orgamos múltiplos, durmo sem calcinha e vi duende": 2%
Sobre Algumas Histórias: Ranking Filmes Atuais - 31º ao 33º lugar: 2%
Sobre Algumas Histórias: Ranking Filmes Clássicos - Parte 1: 2%
Sobre Algumas Histórias: Ranking Filmes Atuais - 19º ao 21º lugar: 1%

E você, frequentante assíduo, sobre quais histórias – reais, fictícias ou com filosofia de boteco – se interessou?

5 comentários:

Erika disse...

Lindinho, eu gostava muito dos seus textinhos curtos que, se nao me engano, eram chamados de "rapidinhas". Acho que faz parte do grupo comentarios maldosos..rs. E tambem gosto do post em que vc descreve o inicio do namoro. Ate tenho ele impresso, guardadinho...hheeee. So nao sabia que neste tempo vc tinha engordado 18 quilos!!!!...rs.
O blog eh otimo, lindinho, e mostra o quanto vc eh um rapaz inteligente. Parabens pelos 4 anos! te amo!!!

Helen Fernanda disse...

Números me deixam tonta!

arrumei um namoro ficou engraçado.

Deire Assis disse...

Rodrigo, q legal essa avaliação toda. Me ensina a fazer isso (risos).

Fiquei especialmente feliz por saber q mtos acessos ao seu blog partem do meu. Bacana demais!

Gosto mto, sempre, de tudo, estou sempre por aqui e gosto inclusive da falta de linha editorial (comum a mtos outros blogs, inclusive o meu).

As listas estão entre os meus posts preferidos.

abç enorme!
P.S.: é sério! me ensine a fazer avaliações assim? tentei fazer pelo google analytcs mas parece q deu tudo errado...

gyn disse...

Oi, Rodrigo

O que eu mais gosto no seu blogger é da sua criatividade. Eu gosto também do Rodrigo antes da Erika, do Rodrigo apaixonado e desse Rodrigo de agora.

Abraços

Aline Leonardo disse...

Rodrigo,
Em junho faço um ano de blogueira e só lendo esse seu post é que me dei conta. Algumas coisas mudaram pra mim também, mas estou feliz de ter mantido o mesmo peso! ;)